A finalidade deste projeto é controlar a potência aplicada a uma carga a partir da rede de energia de 110 V ou 220 V. O circuito pode operar com cargas de até 8 A com o TRIAC usado

Na figura 1 temos o diagrama completo do dimmer. Triacs de maior corrente como o TIC236 e TIC246 podem ser usados no mesmo circuito.


 

 

 

Utilidades:

Controlar o brilho de lâmpadas incandescentes comuns (não usar com outros tipos de lâmpadas.

Controlar a temperatura de elementos de aquecimento como pequenas estufas, secadores, etc.

Controlar a velocidade de motores universais de corrente alternada como os usados em eletrodomésticos, furadeiras, e outras ferramentas.

Operar como um variac no laboratório, mas não deve ser usado na alimentação de equipamentos eletrônicos.

 

Detalhes Construtivos:

Na figura 2 temos a sugestão de placa de circuito impresso para a montagem do Dimmer.

Observe as trilhas mais grossas para a passagem das correntes mais intensas. O TRIAC deve ser sufixo B se a rede for de 110 V e sufixo D se a rede for de 220 V.

Esse componente deve ser dotado de um radiador de calor compatível com a potência da carga que deve ser controlada. R2 e C2 atuam como atenuadores de ruídos evitando que as interferências produzidas pelo circuito se propaguem até rádios e televisores próximos.

Para a rede de 220 V eventualmente C1 deve ser aumentado para se obter a faixa completa de potências de ajuste. Se mesmo com a troca de C1 a faixa ideal de controle não for obtida o potenciômetro P1 deve ser trocado por outro de valor próximo. O diac pode ser de qualquer tipo.

 

Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

 

Semicondutores:

TRIAC - TIC226B ou D - TRIAC para 110 V ou 220 V

DIAC - Diac comum

 

Resistores: (1/8 W, 5 %)

R1 - 4,7 kΩ

R2 - 100 Ω

P1 - 220 kΩ - potenciômetro linear

 

Capacitores:

C1 - 100 nF x 100 V - poliéster

C2 - 220 nF x 400 V - poliéster

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, cabo de força, radiador de calor para o TRIAC, botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.