Um recurso interessante e útil para uma luz de cabeceira é um regulador de intensidade luminosa. Poderemos, com este recurso, regular a intensidade de uma pequena lâmpada à vontade e com isso obter iluminação fraca quando estivermos dormindo ou repousando ou mais forte, quando necessário. Veja como fazer isso nesse artigo prático.

O circuito proposto é muito simples de montar podendo operar com lâmpadas incandescentes comuns de 5 a 25 W (veja nota), tanto na rede de 110 V como 220 V. Não use lâmpadas de outros tipos.

 

As lâmpadas incandescentes estão saindo de modo, mas as pequenas lâmpadas ate 24 W ainda vão continuar sendo usadas por algum tempo. Os LEDs devem substituir as lâmpadas.

 

Uma vantagem importante dos dimmers eletrônicos, como o apresentado, é que o consumo de energia é proporcional ao brilho da lâmpada. Desta forma, com a luz reduzida também teremos menor consumo de energia.

Também observamos que nosso controle é de meia onda, o que significa que ele regula o brilho de uma lâmpada de 0 a 50% do máximo. Para uma luz de cabeceira, isso deve ser levado em conta na escolha da lâmpada.

O SCR usado pode também controlar lâmpadas maiores, mas para isso deverá ser dotado de um radiador de calor. Na figura 1 temos o diagrama completo do dimmer.

 

Figura 1 – Diagrama completo do dimmer
Figura 1 – Diagrama completo do dimmer

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa pequena ponte de terminais, técnica recomendada aos menos experientes, se bem que uma placa de circuito impresso também possa ser usada.

 

Figura 2 – Montagem simplificada usando ponte de terminais
Figura 2 – Montagem simplificada usando ponte de terminais

 

O SCR deve ser o TIC106B se a rede de energia for de 110 V e o TIC106D se a rede for de 220 V. O capacitor C1 deve ser do tipo de poliéster de 100 V de tensão de trabalho ou mais.

Os demais componentes são comuns, lembrando que o circuito não é isolado da rede e que por isso, qualquer toque em suas partes expostas pode significar perigo de choque.

Para a lâmpada X1 precisaremos de um soquete apropriado. Uma lâmpada de soquete fino em formato de vela é uma sugestão para se obter uma montagem bem compacta.

Para testar o aparelho, basta conectá-lo à uma tomada e atuar sobre o potenciômetro de ajuste P1.

Se não conseguir reduzir a zero o brilho da lâmpada no mínimo do potenciômetro, aumente o valor de C1.

Ligue em paralelo com ele um capacitor inicialmente de 22 nF e se ainda assim não conseguir o ajuste experimente 33 nF e depois 47 nF.

Para se conseguir um ajuste de potência na faixa de 0 a 100% do brilho da lâmpada pode-se usar uma ponte retificadora de onda completa na configuração mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Adaptando um circuito de onda completa
Figura 3 – Adaptando um circuito de onda completa

 

Nessa ponte os diodos são 1N4004 se a rede for de 110 V e 1N4007 se a rede for de 220 V.

 

SCR – TIC106B ou D – Diodo controlado de silício

NE-1 - lâmpada neon comum

P1 – 100 k Ω – potenciômetro (ou 220 k Ω)

F1 – fusível de 1 A

R1 – 22 k Ω x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, laranja

C1 – 100 nF – capacitor de poliéster

X1 – Lâmpada incandescente comum de 5 a 40 W

 

Diversos:

Cabo de força, caixa para montagem, soquete para a lâmpada, suporte para o fusível, ponte de terminais, fios, solda, etc.