A utilização de um cristal no controle da frequência de um transmissor é uma garantia de estabilidade de funcionamento, enquanto que a utilização de um varicap na modulação é uma garantia de fidelidade de reprodução. Usando Varicap e Cristal, o transmissor apresentado reúne as duas características citadas que o tornam de alta categoria, ideal para ser usado em comunicações a curta distância, como estação experimental ou até como microfone sem fio.

 

O protótipo, conforme informa o autor, foi montado numa pequena placa de fibra de vidro de aproximadamente 56 x 69 mm, tendo funcionado perfeitamente com as características de estabilidade indicadas na introdução.

A alimentação do circuito é feita com uma tensão de 9 V, o que garante um ótimo alcance e a possibilidade de instalação numa caixa de reduzidas dimensões.

A caixa pode ser de plástico e a antena do tipo telescópico de 20 a 40 cm de comprimento. O cristal é de 49,860 MHz que oscilará na primeira harmônica, resultando assim numa frequência de 97,72 MHz.

Se esta frequência estiver ocupada em sua localidade, procure outro cristal, cujo dobro da frequência corresponda a um ponto livre da faixa de FM.

O circuito básico consiste apenas na etapa transmissora, sendo dotado de uma entrada de modulação e de uma entrada auxiliar.

A entrada auxiliar destina-se a ligação de um circuito modulador externo, que é dado no artigo, para a transmissão simultânea de dois sons.

Podemos usá-lo no caso de uma sobreposição do sinal de um gravador (música) ao de um microfone. Evidentemente, se o circuito for usado como transmissor portátil, operando apenas com microfone, esta entrada poderá ser dispensada.

Na entrada do modulador principal devem ser aplicados sinais de relativa intensidade como, por exemplo, uma cápsula de cristal.

 

Montagem

O circuito completo é dado na figura 1.

 

   Figura 1 – Circuito do transmissor
Figura 1 – Circuito do transmissor

 

 

Na figura 2 temos a placa de circuito impresso.

 

   Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

A bobina osciladora L1 é constituída por 8 espiras de fio 24 AWG em forma com núcleo de ferrite de 5 mm de diâmetro. C1 é um trimmer Philips de 3-30 pF, do tipo empregado em televisores em cores no oscilador de subportadora de cor (fica em série com o cristal de 3,58 MHz de tais receptores).

Na figura 3 temos o circuito de modulação para a entrada auxiliar.

 

   Figura 3 – Circuito de modulação
Figura 3 – Circuito de modulação

 

O autor sugere a ligação de um gerador de efeitos sonoros, tape-deck ou gravador para sobrepor o sinal de áudio ao que se aplica à entrada principal de modulação.

Na figura 4 temos o circuito de modulação principal para máximo desempenho, já que se exige certa potência para excitação total.

 

   Figura 4 – Circuito de modulação principal
Figura 4 – Circuito de modulação principal

 

É utilizado um transformador de saída invertido. O enrolamento de alta impedância vai à entrada principal de modulação e o enrolamento de baixa impedância vai à saída de qualquer pequeno amplificador onde se acopla o microfone principal, ou outra fonte de sinais que se deseja transmitir.

Não se recomenda a utilização de fonte para este circuito a não ser que sua filtragem seja excelente, pois podem aparecer roncos.

 

Ajustes

Ligue um receptor de FM nas proximidades, sintonizado para a frequência que corresponda ao dobro do cristal.

Atue sobre o trimmer até que o circuito entre em oscilação. Use uma chave não metálica para esta finalidade.

Verifique a modulação aplicando sinais na entrada principal e ajuste o trimpot de 10 k para que o sinal seja reproduzido no receptor sem saturação (distorção).

Os resistores usados são todos de 1/8 W e o varicap eventualmente pode ser substituído por equivalente.

 

Semicondutores:

Q1 - BF494 - transistor de RF

D1 - Varicap BB119 ou equivalente

D2 - Zener 3V3 x 400 mW

Capacitores (todos cerâmicos plate de 15 V ou mais, exceto eletrolíticos):

C1 - 100 nF

C2 – 1 µF x 63V - eletrolítico

C3 - 1 n2

C4 - 82 pF

C5 - 390 pF ou 330 pF

C6 - 39 pF

C7 - 100 nF

Resistores (1/8 W x10%):

R1, R6 – 47 k (amarelo, violeta, laranja)

R2 – 27 k (vermelho, violeta, laranja)

R3 – 10 k (marrom, preto, laranja)

R4 -39 k (laranja, branco, laranja)

R5 – 33 k (laranja, laranja, laranja)

R7 - 470 Ω (amarelo- violeta, marrom)

R8 - 1k5 (marrom, verde, vermelho)

R9 - 82 Ω (cinza, vermelho, preto)

Diversos:

XRF - choque de100 µH

CV - trimmer 3-30 pF

L1 - ver texto

P1 – 10 k - trimpot

P2 – 100 k - trimpot

XTAL - 49,860 MHz - cristal de quartzo

 

Acessórios:

Placa de circuito impresso, antena, iaques de entrada, fios, conector de 9 V etc.

Observação: se não for utilizada a entrada auxiliar, os componentes R9, R8, D2 e P2 podem ser eliminados, assim como C7.