Em seu Application Note AN1282 a STMicroelectronics (www.st-micro.com) mostra como montar um pré-amplificador e um driver para alto-falantes usando o circuito integrado TS295. (2007)

O circuito pode operar com tensões de alimentação muito baixas (2,7 V) e excita cargas de baixa impedância como fontes de 32 Ω.

Na figura 1 temos a utilização dos setores A1 e A4 como pré-amplificadores, e os dois outros como amplificadores de potência excitando um fone de ouvido como monitor.

 

 

 

Diagrama da montagem
Diagrama da montagem

 

 

Um terra/fantasma é usado como nível comum de referência (Vcc/2). A fonte de alimentação é obtida de duas baterias LR6 que fornecem 1,5 V cada uma. No pré-amplificador A1 e A4 são conectados de modo a formar amplificadores não inversoras com os ganhos determinados por:

 

A1 - G =(R4/(R3+R17)

A4 – G = R6/R5

 

Com os valores de componentes usados no diagrama, o ganho do circuito pré-amplificador será de 58 dB.

No entanto, pode-se ter um ganho ajustável para o circuito se o resistor R17 for substituído por um transistor JFET. O JFET vai funcionar como um resistor controlado por tensão, obtendo-se assim um controle automático de ganho, o que pode ser interessante conforme a aplicação.

Com o FET o pico do sinal de saída é retificado para gerar o sinal de controle do pré-amplificadoir. Na figiura 2 temos a curva de resposta do circuito.

 


 

 

 

Os amplificadores A2 e A3 são usados de modo a formar uma etapa amplificadora de potência em push-pull para excitação de um fone de ouvido. O ganho desse circuito é 5.

As entradas estéreo podem ser conectadas a um CD-player, por exemplo, e o circuito vai excitar diretamente um fone de ouvido de 32 Ω com uma excelente qualidade de som.

Na figura 3 temos a curva de distorção do circuito em função da freqüência..

 


 

 

 

Outras aplicações incluem sua utilização em MP3 player ou como etapa de áudio para excitação de caixas amplificadas ou em amplificadores de alta-fidelidade.