O projeto descrito nesse artigo é simples, porém de grande utilidade: uma fechadura eletrônica que só abre se um conjunto de chaves for colocado numa combinação secreta de posições. Se o botão de acionamento for pressionado numa combinação diferente, um alarme toca. O dispositivo é projetado para funcionar com fechaduras ligadas à rede de energia, mas pode ser adaptado para outros tipos de fechaduras.


Fechaduras de código são dispositivos interessantes, principalmente se o leitor leu o Código Da Vinci e tem uma especial atração por esse tipo de dispositivo. A fechadura que descrevemos utiliza 4 chaves (ou mais) que devem ser colocadas numa combinação secreta de posições para que, ao se pressionar o botão de abertura a fechadura abra, conforme mostra a figura 1.

 

 

Figura 1 – Princípio de funcionamento.

Se uma combinação diferente for acionada, ao se pressionar o botão toca uma cigarra ou alarme.


Como Funciona
O circuito se baseia na operação das chamadas chaves ou interruptores de duas vias que são usados no acionamento de lâmpadas de corredores e escadas, conforme mostra a figura 2.

 


Figura 2 – O interruptor de duas vias.

Nesse circuito, podemos acender ou apagar a lâmpada controlada atuando sobre qualquer um dos dois interruptores (ou chaves), colocados nas extremidades de um corredor ou escada. Para se obter esse tipo de acionamento são usadas chaves de 1 pólo x 2 posições que podem ser encontradas com facilidades nas casas de materiais elétricos. A idéia é usar essas chaves para se programar um código de acionamento do tipo binário, como 0101 onde o 0 significa uma posição e o 1 outra posição, conforme mostra a figura 3.

 

Figura 3 – Exemplos de códigos.

Assim, se as chaves forem colocadas nas posições que correspondem ao código programado, a corrente encontra um percurso para a fechadura que se completa quando pressionamos o interruptor de pressão de acionamento. Numa versão simples podemos só usar a combinação para acionar a fechadura, mas podemos usar as funções adicionais para ativar um alarme.  Para essa finalidade são usados 4 diodos que, se uma das chaves não estiver na posição correta, ao se acionar o botão de pressão, quem recebe a alimentação é a campainha ou alarme.

 


Montagem
Na figura 4 temos o diagrama completo de nossa fechadura de código.

 

Figura 4 – Diagrama completo da fechadura.

O aspecto real da montagem é mostrado na figura 5. Observe que não precisamos de placa de circuito impresso, pois trata-se de montagem muito simples.

 


Figura 5 – Aspecto real da montagem.

As chaves são do tipo de duas vias, devendo ser colocadas num painel para fixação externa. Se o local estiver exposto ao tempo deve-se cuidar para que não haja perigo de penetração de água da chuva. Os diodos são retificadores 1N4004 se a rede for de 110 V e 1N4007 se a rede for de 220 V. A fechadura é do tipo magnética de portas a qual faz uso de um solenóide. Evidentemente, o dispositivo também pode ser usado para fazer o acionamento de outras coisas como sistemas de chamada, desativar um alarme, etc. A cigarra é do tipo de acordo com a rede local. Existe a possibilidade de se travar o circuito tocando um alarme se a combinação errada de chaves for colocada e o botão de acionamento pressionado. Isso é feito com o circuito da figura 6 que usa um SCR.

 


Figura 6 – Acrescentando um circuito de travamento.


Para ressetar o circuito basta pressionar o interruptor em paralelo com o SCR. Evite usar alarmes com simples cigarras que podem queimar se ficarem por muito tempo tocando. Lembramos finalmente que esse circuito é conectado diretamente à rede de energia e que todos os cuidados devem ser tomados para que não fiquem partes expostas capazes de causar choques perigosos.



Lista de Material
D1 a D4 – 1N4004 ou 1N4007 – diodos de silício
S1 a S4 – Chaves ou interruptores de duas vias
S5 – Interruptor de pressão NA
X1 – Fechadura elétrica
X2 – Cigarra de acordo com a rede de energia

Diversos:
Fios, solda, caixa para montagem, etc.
___________________________