Este micro alarme, que pode ser montado numa caixa do tamanho de um maço de cigarros, registra a interrupção de um sensor, mesmo que sua ligação seja depois refeita. Pela sua simplicidade, também pode ser montado em ponte de terminais. Outra aplicação é como um registro de invasão, indicando que um local foi invadido pela interrupção do sensor.


O monitor deste alarme é um LED, e a alimentação feita por pilhas o que torna seu uso totalmente portátil. Com ele é possível monitorar portas, janelas, gavetas e armários bastando para isso usar os sensores nos locais apropriados.Os fios podem ser até mesmo do tipo esmaltado fino, o que facilita sua ocultação e rompimento quando houver a violação do local vigiado. O baixo consumo da unidade permite que ela fique a noite inteira ligada, sem perigo de desgaste apreciável das pilhas.  A baixíssima corrente nos sensores torna sua instalação totalmente segura e à prova de choques.
  
MONTAGEM
Na figura 1 temos o diagrama completo deste simples de alarme.

Figura 1 – Diagrama completo do alarme simples com SCR.


Na figura 2 temos a sua montagem com base numa placa de circuito impresso que depois pode ser instalada numa caixa plástica do tamanho de uma saboneteira. Os leitores também podem fazer a montagem em placas universais, matrizes de contactos e até mesmo numa ponte de terminais.



  Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem do alarme.

Para a ligação do sensor é usada uma pequena ponte de parafusos com dois terminais em que se liga um fio bem fino, enlaçando o objeto ou entrada que deve ser protegida. Quando este fio se romper ocorre o disparo do circuito com o acendimento do LED. Mesmo refazendo a ligação, o LED permanece aceso "memorizando" a violação.  SCR usado é o TIC106 com qualquer sufixo (qualquer tensão) e os resistores são de 1/8W ou maiores com qualquer tolerância. O LED pode ser vermelho comum ou de qualquer outra cor. Para a alimentação são usadas 4 pilhas pequenas, instaladas em suporte apropriado.Para desligar e rearmar é preciso desligar momentaneamente S1.

A alimentação do circuito pode ser feita com uma tensão de 9V mas neste caso o resistor R2 deve ter seu valor aumentado para 1k ohms ou mesmo 1,2 k ohms. O resistor R1, neste caso, também pode ser aumentado para 100 k ohms para se obter menor consumo. Na montagem é muito importante observar a posição (polaridade) do LED, SCR e suporte das pilhas.


 

   LISTA DE MATERIAL
   Semicondutores:
   SCR - TIC106 ou equivalente - diodo controlado de silício
   LED - LED vermelho comum
   Resistores: (1/8W, 5%)
   R1 - 47 k ohms
   R2 - 330 ohms
   Diversos:
   S1 - Interruptor simples
   B1 - 6V - 4 pilhas pequenas
   Placa de circuito impresso, ponte de dois terminais com parafusos, caixa para montagem, suporte de pilhas, fios para os sensores, fios comuns, etc.