O Site do Hardware Livre - OSHW

Como montar um circuito eletrônico (ART450)

Se bemn que tenha sido publicado há mais de 20 anos, este artigo ainda é bastante atual, pois as técnicas que ele ensina são as que ainda usamos em projetos experimentais didáticos e mesmo na reparação de equipamentos eletrônicos. Nele, detalhamos as ferramentas que devem ser usadas nos trabalhos de eletrônico e também seu uso. Trata-se de artigo ideal para ser usado como uma apostila numa aula inicial deum curso de introdução à tecnoloigia nos níveis fundamental e médio e também como aula inicial nos cursos técnicos.

Nele procuramos resulver um problema que muitos leitores iniciantes têm que´é justamente como fazerr uma montagem eletrônica. Nele detalhamos a operação mais crítica que é a da soldagem dos componentes. Veja aqui algumas explicações muito importantes para quem deseja se tornar um montador de projetos e de aparelhos eletrônicos.

Para realizar montagens eletrônicas o leitor precisará ter algumas ferramentas, que felizmente são de baixo custo e podem ser encontradas com facilidade.

 

AS FERRAMENTAS

Além de um jogo de chaves de fendas, um alicate de corte e um de bico o leitor que deseja fazer montagens precisará de um soldador.

O soldador que recomendamos é do tipo elétrico de baixa potência (entre 20 e 40 watts) com ponta fina, conforme mostrado na figura 1.

 

Soldador de pequena potência.
Soldador de pequena potência.

 

Para usar este soldador, que pode ser encontrado até em supermercados, será preciso ter um rolinho ou pedaço de solda do tipo 60/40 ou "comum" que até pode ser comprada juntamente com o soldador.

Uma vez que ensinemos o leitor a usar o ferro, será muito simples realizar qualquer das montagens que descrevemos nesta edição e muitas outras.

 

COMO SOLDAR

Procure um local arejado e uma mesa em que possa realizar seus trabalhos. Esta mesa deve estar forrada com um papelão grosso ou outro material protetor para o caso de caírem gotas de soldar ou ainda ocorrer o perigo de arranhões pelo movimento de ferramentas e peças.

Perto da mesa deve haver disponível uma tomada e a iluminação deve ser conveniente.

a) Ligue o soldador na tomada e espere pelo menos 5 minutos até que ele se aqueça completamente. Cuidado: a temperatura da ponta supera os 300 graus o que significa o perigo de queimaduras se você encostar em algum ponto que não seja o cabo!

b) se o ferro for novo e nunca foi usado precisaremos prepará-lo para a primeira vez. Para isso lixamos a ponta de modo a remover a capa de óxido e fazer aparecer o cobre brilhante conforme mostra a figura 2. Esta operação pode ser feita antes de esquentar o ferro.

c) Com o ferro quente, encostando a solda neste local ela deve derreter e "molha" o cobre quente formando uma superfície metálica brilhante. Dizemos que o ferro está "estanhado" (molhado com solda) e portanto pronto para o uso.

d) Será interessante ter alguns componentes eletrônicos e pontes de terminais para treinar o uso do soldador. Você também pode treinar desmontando alguns aparelhos.

e) Para desfazer uma soldagem de um aparelho de modo a retirar componentes proceda da seguinte forma: encoste a ponta do soldador no local da solda. Quando ela derreter puxe o terminal do componente conforme mostra a figura 3.

 

Preparando o soldador para uso: estanhando
Preparando o soldador para uso: estanhando
Retirando um componente.
Retirando um componente.

 

Uma ferramenta que pode ser interessante ter é o sugador de solda que suga a solda quando ela derrete (depois de encostarmos o soldador) de modo a liberar o terminal de componente, facilitando assim sua retirada.

f) Para soldar proceda da seguinte forma"encoste a ponta do soldador no local da solda, ou seja, nos terminais de componentes ou placa que devem ser unidos. Depois de aquecer o local encoste a solda nos terminais e não na ponta de modo que ela derreta e os envolva completamente conforme mostra a figura 4.

 

Soldando um componente.
Soldando um componente.

 

Não use solda em excesso e tenha o cuidado de raspar os terminais dos componentes ou o local se notar que a solda "não pega", devido a oxidação ou problemas de gorduras.

 

g) A solda bem feita é brilhante e lisa. Soldas empelotadas ou irregulares conforme mostra a figura 5 devem ser evitadas.

 

As soldas
As soldas

 

Estas são as chamadas "soldas frias" que impedem a passagem da corrente e afetam o funcionamento dos aparelhos.

Pratique um pouco soldando e dessoldando componentes até obter uma solda perfeita antes de passar à montagem de seus próprios aparelhos.

 

Obs.: alguns componentes são sensíveis ao calor, como transistores, diodos e circuitos integrados. Você deve ser rápido quando soldá-los ou ainda usar uma garrinha jacaré para evitar que o calor chegue até o corpo do componente, conforme mostra a figura 6.

 

 

Evitando que o calor chegue ao corpo do componente.
Evitando que o calor chegue ao corpo do componente.

 

 M

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Tecnologia de Impacto (OP177)

Há tempos atrás para que uma inovação importante na tecnologia fosse desenvolvida se passavam anos. Hoje porém a tecnologia se desenvolve numa velocidade impressionante, e todos os dias temos inovações e impacto que inclusive justificam o nome de uma nova seção nossa. Nosso site é dinâmico e sempre continuará dinâmico, mas sem perder a memória.

Leia mais...

Outros
Os outros, infelizmente, somos nós. (Les autres, hélas! Cest nous.)
Bernamos (1888 - 1948) - Carta de Palma - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)