O Site do Hardware Livre - OSHW

Montagens Simples com Potenciômetros e LEDs (ART608)

Este artigo, especialmente indicado aos estudantes de cursos de tecnologia, tanto do nível fundamental como médio, foi publicado em 2009. Pelo seu aspecto didático pode ser usado como uma excelente apostila ou referência para professores que precisam de projetos simples para iniciação tecnológica de seus alunos. Na verdade, este artigo é uma complementação prática do curso de eletrônica que demos neste site. Trata-se de artigo bastante importante para os iniciantes da eletrônica.

Na lição do Curso de Eletrônica em que estudamos LEDs e potenciômetros, vimos apenas como estes componentes funcionam na teoria. No entanto, nada melhor para entender melhor como estes dispositivos eletrônicos funcionam do que fazer algumas montagens simples que os utilize. Selecionamos então alguns projetos que, com poucos reais e até mesmo nenhum, se você conseguir as peças de sucata, podem ser realizados rapidamente.

Sabemos que os LEDs precisam ser polarizados no sentido direto para acenderem e que os potenciômetros são resistores variáveis. Combinando os dois podemos fazer lanternas, controles de brilho, estudar o comportamento de um potenciômetro e até um provador de componentes. Veremos isso neste artigo.

 

Lanterna de LEDs

Este projeto utiliza um LED branco de alto-brilho que tanto pode ser do tipo pequeno como "jumbo". Podemos então ter uma pequena lanterna de duas ou quatro pilhas para situações de emergência. Esta lanterna pode ser montada em três versões.

 

a) Simples com LED com redutor interno

Alguns LEDs brancos de alto brilho já possuem o resistor limitador de corrente interno e portanto podem ser ligados diretamente em duas pilhas. A Eletrônica Rei do Som (WWW.reidosom.com.br) nos forneceu um destes LEDs que opera de 2,7 a 4,5 V. Assim, para termos uma lanterna podemos ligar este LED diretamente nas pilhas, conforme mostra a figura 1.

 

Lanterna simples
Lanterna simples

 

Um interruptor opcional pode ser utilizado, se você quiser instalar o conjunto numa caixinha, conforme mostra a figura 2.

 

Lanterna com interruptor.
Lanterna com interruptor.

 

Mas, atenção, ao comprar o LED certifique-se de que ele realmente já tem o resistor redutor, pois pelo contrário, se for ligado diretamente nas pilhas poderá queimar.

 

b) Simples com LED sem o redutor interno

Para o caso de LEDs que não possuam o resistor interno, ele deve ser acrescentado externamente. Neste caso, você pode utilizar duas ou quatro pilhas. O resistor será de 47 ? para duas pilhas e 100 ? para 4 pilhas. Nos dois casos, pode ser um resistor de 1/8 W, sem problemas. Na figura 3 mostramos como ligá-lo.

 

Lanterna com resistor redutor externo.
Lanterna com resistor redutor externo.

 

Observa a posição do LED, pois se ele for invertido não acenderá. Um interruptor também pode ser acrescentado como na primeira versão.

 

c) Com Dimmer

O dimmer pode ser implementado justamente utilizando-se um potenciômetro de 1 k ?. Este dimmer vai controlar o brilho do LED. Na figura 4 temos a implementação para o caso de um LED sem resistor interno limitador e com alimentação de 3 ou 6 V (duas ou 4 pilhas). Para LEDs com limitação interna use apenas duas pilhas e retire o resistor.

 

Dimmer com potenciômetro
Dimmer com potenciômetro

 

Mudança de Cor - Funcionamento do Potenciômetro

Eis um experimento interessante que pode ser feito com um LED bicolor verde/amarelo ou vede/vermelho. Com a combinação das cores dos dois LEDs podemos gerar outras cores e ao mesmo tempo ver como funciona um potenciômetro. O circuito, com alimentação de 6 V (4 pilhas) é mostrado na figura 5.

 

Circuito para mudança de cor com LED bicolor.
Circuito para mudança de cor com LED bicolor.

 

O potenciômetro vai ser utilizado para controlar ao mesmo tempo a corrente nos dois LEDs, conforme o gráfico da figura 6 mostra. Nestas condições, quando a corrente num dos LEDs diminui a corrente no outro aumento. O resultado é que a cor de cada LED na formação da cor final varia e com isso podemos gerar combinações diferentes. Se o leitor conseguir um LED RGB que trabalha com três pastilhas diferentes nas cores vermelha (R), verde (G) e azul (B), poderá gerar qualquer cor possível, simplesmente utilizando três potenciômetros, num circuito conforme mostra a figura 6.

 

Circuito gerador de qualquer cor com LED RGB.
Circuito gerador de qualquer cor com LED RGB.

 

O diagrama de cores, encontrado em alguns programas de desenho como o Corel, Paint, Photoshop e outros pode servir de base para se gerar qualquer cor. A própria paleta de cores do Windows para se gerar as cores de fundo e dos ícones também permite obter os ajustes de qualquer dos potenciômetros para se gerar uma determinada cor.

 

Provador de Componente

Finalmente, descrevemos a montagem de um simples provador de componentes e fios que indicará se ele tem continuidade pelo acendimento do LED. O circuito completo deste provador está na figura 7.

 

Provador de componentes ou fios.
Provador de componentes ou fios.

 

Para 2 pilhas use um resistor de 47 ? e para 4 pilhas use um resistor de 100 ?. Para utilizar o provador, basta encostar as pontas de prova (feitas com preguinhos) nos terminais do circuito ou componente em teste. Se houver continuidade o LED acende e se não houver ele permanece apagado. Nunca utilize este provador em circuitos que estejam ligados.

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Aparência
Não convém julgar as pessoas pela aparência. (Il ne fault juger les gens sur lapparence.)
La Fontaine (1621 - 1693) - Fábulas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)