O Site do Hardware Livre - OSHW

Micro-luz rítmica (ART458)


Publicado em 1997, este artigo ainda é bastante atual pelos componentes  que usa, se bem que seja mais recopmendado como montagem experimental, pelo seu princípio de funcionamento. Recomenda-se que use componentes de sucara. Este circuito faz com que que com o som de um equipamento de som amplificador acione uma pequena lâmpada neon que piscará ao ritimo da música. O circuito pode ligado a amplificadores de 2 a 100 watts de potência e a energia para a lâmpada é obtida do próprio amplificador, não havendo necessidade de fonte externa.

Recomendamos o seu uso em feiras de ciências e demonstrações didáticas já que ele tanto pode ser utilizado para demonstrar como som pode ser convertido em luz num experimento de transformação de energia como também para explicar o princípio de funcionamento dos transformadores comuns e das lâmpadas neon.

Um ponto0 importante deste circuito que deve ser ressaltado é que a energia que ele precisa para operar é obtida do próprio amplificador e por isso ele não precisa ser ligado a pilhasbaterias ou outra fonte de energia.

 

 

 

FUNCIONAMENTO

As variações de corrente que correspondem ao som são aplicadas ao enrolamento de baixa tensão de um pequeno transformador. Deste modo ocorre a indução de alta tensão no seu outro enrolamento e esta tensão tem as mesmas variações do som que está sendo reproduzido.

Esta tensão é suficiente para acender uma pequena lâmpada neon que precisa de pelo menos 80 volts para isso. Desta forma a pequena lâmpada passa a piscar no mesmo ritmo da música que é executada no sistema de som.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do sistema de micro luz rítmica neon.

 

Diagrama completo do sistema de micro luz.
Diagrama completo do sistema de micro luz.

 

Na figura 2 temos o aspecto real da montagem.

 

Como a montagem deve ficar.
Como a montagem deve ficar.

 

O transformador e o resistor podem ser instalados no interior de uma pequena caixa plástica. O valor do resistor depende da potência do amplificador que vai ser usado, conforme a seguinte tabela:

 

Potência por canal Rx

0 a 2 watts  sem resistor

2 a 5 watts 4,7 ? x 0,5 W

5 a 10 watts 10 ? x 1 W

10 a 25 watts 22 ? x 1 W

25 a 50 watts 47 ? x 2 W

 

Se seu sistema for estereofônico você pode montar uma luz rítmica como esta para cada canal.

O transformador é de qualquer tipo usado em fontes de alimentação com enrolamento primário de 110 V ou 220V e secundário com qualquer tensão entre 4 e 12 volts e corrente entre 50 mA e 300 mA.

A lâmpada neon é comum NE-2H ou equivalente.

 

PROVA E USO

O circuito é ligado nos alto-falantes ou nas saídas de cada canal do amplificador.

Ajuste o volume do amplificador para que a lâmpada pisque acompanhando o som reproduzido.

 

O QUE EXPLICAR

Verifique como funciona o transformador e explique de que modo ele aumenta a tensão de saída do amplificador de modo a poder alimentar uma lâmpada neon que precisa de 80 V para acender.

Explique porque ocorrem as variações de brilho com os sons.

 

SUGESTÕES

Se você colocar dois eletrodos para que uma pessoa segure e ligá-los ao ponto em que está a lâmpada neon (a lâmpada neon deve ser retirada), teremos a transmissão da sensação sonora pela pele na forma de choques.

Esta sensação deve ser controlada com cuidado pelo volume do amplificador.

 

T1 - Transformador - ver texto

NE-1 - lâmpada neon comum

Rx - resistor - ver texto


Diversos:

Caixa para montagem, ponte tipo antena/terra, fios, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Derrotar
Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.
Hemingway (O Velho e o Mar) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)