Com apenas um circuito integrado é possível gerar sons de diversos bichos como o leão, o elefante, a foca, o cuco, o cavalo, a vaca, a ovelha e o canário

O circuito integrado contém um gerador de sons e uma memória que simplifica bastante o projeto e garante um grande realismo na reprodução dos sons.

 

O circuito integrado UM5003 da empresa coreana UMC é apresentado em duas versões: UMC5003-01 que tem os sons programados de leão, elefante, foca e cuco e na versão UM5003-02 que tem os sons de cavalo, vaca, ovelha e canário.

Se bem que o mercado de componentes em nosso país seja problemático e nem sempre possamos dizer que os circuitos integrados como este possam ser encontrados com facilidade, o leitor pode ter a sorte de encontrá-lo em uma das versões possíveis e assim o projeto que descrevemos pode ser realizado com facilidade.

A escolha do som que o circuito vai reproduzir depende da programação que tanto pode ser feita por meio de um jumper como a partir de uma chave seletora dependendo da aplicação.

O circuito pode ser alimentado por tensões de 2,5 a 4,5 Volts e excita diretamente um pequeno alto-falante usando apenas um transistor comum para isso.

Quando o circuito é acionado pelo pressionar de uma chave (ou de um sensor) dependendo da aplicação, o som do bicho correspondente à programação é emitido e ao mesmo tempo um led (opcional) acende.

Os poucos componentes usados garantem uma montagem compacta que pode ser instalada em brinquedos e outras aplicações.

 

COMO FUNCIONA

O circuito integrado UM5003 faz tudo já que contém os sons programados conforme a versão. Para selecionar o som desejado, conforme tabela dada a seguir, basta conectar o botão de acionamento S1 à entrada correspondente:

 

Entrada UM5003-01 UM5003-02
9 Leão Cavalo
10 Elefante Vaca
11 Foca Ovelha
12 Cuco Canário

 

 

Quando S1 é pressionado por um momento o circuito é acionado e produz o sinal correspondente que aparece na saída 3 ligada à base de um transistor amplificador. Este transistor tem por carga um pequeno alto-falante que reproduz o som correspondente.

O único ajuste que temos é de P1 para a velocidade de reprodução.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho que imita sons de bichos.

 

Diagrama completo do gerador de sons de bichos
Diagrama completo do gerador de sons de bichos

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

Placa de circuito impresso do gerador de som de bichos
Placa de circuito impresso do gerador de som de bichos

 

O circuito integrado pode ser soldado diretamente na placa de circuito impresso. Os resistores são de 1/8W e P1 é um trimpot. O alto-falante é do tipo miniatura de 2,5 a 5 cm e até pode ser aproveitado de algum rádio transistorizado fora de uso.

O transistor admite equivalentes e a alimentação pode vir de pilhas comuns ou bateria. No caso de bateria, como o consumo é baixo, os terminais podem ser soldados diretamente nos fios de alimentação.

 

PROVA E USO

Programa o som do bicho desejado por meio de um jumper e acione S1. Apertando S1 o som correspondente deve ser emitido. Ajuste P1 para que ele pareça o mais real quanto possível.

Depois é só instalar definitivamente o aparelho.

 


LISTA DE MATERIAL


Semicondutores:

CI-1 - UM5003 - circuito integrado - ver texto

Q1 - 2N2222 - transistor NPN de uso geral

LED - LED vermelho comum


Resistores: (1/8W, 5%)

R1 - 100 k?
R2 - 8,2 ?
P1 - 470 k ? - trimpot


Capacitores:

C1 - 220 uF/6V - eletrolítico


Diversos:

FTE - 8 ? x 2,5 a 5 cm - alto-falante

S1 - Interruptor de pressão NA ou sensor

S2 - Interruptor simples

B1 - 2,5 a 4,5 V - pilhas ou bateria

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios, solda, etc.

 


 

Obs: Não tente montar este circuito antes de encontrar o circuito integrado que atualmente é bastante difícil de obter.