Esta simples montagem experimental, que tem outras versões neste site e que é baseada no meu caderno de anotações dos anos 60, tem um alcance que pode chegar a quilômetros dependendo do solo e da instalação. Veja mais em ART4128, ART4114 e ART3173 além de outros no nosso site.

Já exploramos a ideia de um sistema de comunicações via terra, tomando como exemplo o que os franceses fizeram durante a Segunda Grande Guerra quando a ocupação alemã os proibiu de utilizar qualquer tipo de sistema por ondas de rádio.

Ligando um amplificador à terra era possível transmitir mensagens a vários quilômetros, com a mínima possibilidade de intercepção. De fato, sem conhecer o sistema os alemães fiscalizavam apenas o espectro das ondas de rádio.

O que propomos é um sistema simples que pode ser usado como base para o ensino de tecnologia atendendo as recomendações da BNCC e com aplicação tanto no ensino fundamental e médio como técnico.

Mantivemos o desenho original de nosso caderno de anotações para efeito histórico, mostrando que já criávamos na época projetos que podiam ser usados no ensino de tecnologia.

Começamos então por dar o diagrama completo com as duas estações na figura 1.

 

   Figura 1 – O sistema completo
Figura 1 – O sistema completo

 

Para maior sensibilidade e com isso maior alcance, sugerimos usar fones de cristal ou capsulas piezoelétricas no receptor. O manipulador é do tipo de construção caseira que pode ser visto em: MIN384.

As “antenas” nada mais são do que placas de metal de 10 a 30 cm de lado enterradas no solo ou barras de metal, separadas por uma distância de pelo menos 5 m. Quanto maior a distância de separação, maior será o alcance.

A fonte de alimentação consiste em 2 ou 4 pilhas pequenas ou médias.

Evidentemente, os sinais transmitidos são cliques que devem seguir a codificação pelo código Morse (ART243).