Este experimento, para aplicações didáticas no ensino de tecnologia segundo o BNCC, foi retirado de meu caderno de experiências dos anos 60. O leitor pode saber mais vendo o primeiro artigo da série que é o ART4128. O artigo tem por finalidade ensinar um pouco de óptica numa aplicação prática que é um detector de fumaça. Com aperfeiçoamentos, o princípio usado pode levar a uma aplicação avançada, incluindo o uso de microcontroladores.

O experimento apresentado se baseia no fotômetro que descrevemos no ART4128. Com ele podemos monitorar a transparência do ar que flui num duto (chaminé) e com isso detectar a presença de fumaça.

Uma ideia será substituir o fotômetro por um comparador de tensão que dispare, por exemplo, um relé e um sistema de alarme. É o mesmo princípio usado nos detectores de incêndio, fato que pode ser aproveitado nas aulas que incluam as aplicações práticas.

Nos detectores de incêndio deste tipo, temos uma fonte de luz e um sensor colocado a certa distância. Se o ar entre os dois se turva pela presença de fumaça, o circuito detecta isso pela diminuição da luz recebida disparando um sistema de alarme.

O mesmo circuito pode ser usado em outras aplicações que envolvam a mudança da condução da luz pela presença de substância no ar ou na água, as quais devam ser detectadas tais como:

- Detector de incêndio

- Detector de poluição do ar ou da água

- Detector de presença de substâncias nocivas na água

- Indicador para reações químicas indicando a produção de substância que turve uma solução.

Para efeitos históricos mantivemos o desenho original de meu caderno de anotações dos anos 60, quando já usei e indiquei o circuito em aulas práticas de tecnologia.

 

Figura 1 – O detector de fumaça
Figura 1 – O detector de fumaça

 

O circuito original tanto pode ser o do ART4128 como qualquer fotômetro ou comparador de luz do site. Existem muitos na seção de mini-projetos assim como na seção Banco de Circuitos. Também podemos usar o circuito seguinte ART4129 que aciona um relé diretamente.

Esses circuitos podem servir de base para a utilização de um microcontrolador que tome as decisões necessárias no caso da detecção da mudança da transparência do meio monitorado.

Não usamos o texto original, pois atualizações seriam necessários e já as estou incluindo nessa nova redação.