Além do ferro de soldar e do alicate de corte que já citamos o técnico deve possuir outras ferramentas em sua bancada. Estas ferramentas consistem no seu material de trabalho facilitando qualquer operação que deva ser feita devendo portanto serem tratadas com o máximo de cuidado.

Este é um dos muitos artigos que fizemos e que o leitor pode encontrar neste site. Este foi incluído em um livro nosso de 1988.

Diversas são as ferramentas de grande utilidade na bancada se bem que nem todas, pelo seu, custo, estejam ao alcance imediato do técnico. Daremos então uma relação de ferramentas que julgamos úteis na ordem em que o leitor de preferência deve consegui-las, isto é, as que citamos em primeiro lugar são também as primeiras que o leitor deve comprar.

a) alicate de ponta: esta ferramenta que é mostrada na figura 1 é de grande utilidade quer seja para remover peças danificadas dos circuitos, para segurar componentes em posição, de soldagem, para segurar porcas quando o parafuso estiver sendo apertado em locais em que não seja possível usar a mão, e também para evitar que o calor desenvolvido numa soldagem atinja o corpo de um componente.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

O alicate usado nos trabalhos de rádio pode ser pequeno, de uns 12 ou 15 cm de comprimento, e seu cabo preferivelmente isolado. O isolamento do cabo em especial é útil, quando o técnico precisar usar esta ferramenta na reparação de rádios antigos que alimentados por tensões elevadas podem causar choques perigosos.

b) Chaves de fenda: o técnico deve possuir um jogo com pelo menos 3 chaves de fendas de tamanhos diferentes. Estas chaves serão usadas no aperto de parafusos que servem de meio de fixação de uma grande quantidade de peças nos rádios, das tampas de suas caixas e de muitos outros acessórios.

Deve-se preferir sempre o tipo de cabo de plástico isolado para o trabalho em questão por motivos óbvios.

 

c) Chaves Philips: uma grande quantidade de aparelhos usam parafusos de formatos especiais exigem a utilização de chaves apropriadas para sua retirada e colocação. Um dos tipos mais encontrados na atualidade e o parafuso Philips que é mostrado na figura 2 juntamente com a chave que serve para sua retirada e colocação.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

O leitor deve ter pelo menos uma destas chaves inicialmente e quando se tornar um profissional da reparação de rádios e outros equipamentos, um jogo completo com chaves de diversos tamanhos.

 

d) Lima triangular ou chata: esta ferramenta é de utilidade na preparação da ponta do ferro de soldar já que tempos em tempos esta precisa ser limada para ficar plana no local que recebe a solda. Com o tempo forma se uma camada de óxido na ponta que acaba por corroê-la deformando-a.

Esta ferramenta também serve para preparar as caixas dos aparelhos que o leitor eventualmente monte; para arrumar peças que precisem de reparos, etc.

 

e) Faca ou canivete: uma faca ou canivete são de utilidade no corte para raspar fios esmaltados nos locais de soldagem, para remover sujeira de placa de circuitos impressos, para limpar terminais oxidados de componentes e para muitas outras aplicações importantes. O leitor pode usar uma faca comum de cozinha aflando-a bem. Até mesmo uma lâmina de barbear devidamente protegida por um pedaço de fita isolante no local em que é segura serve para esta finalidade.

 

f) Serra fina: esta ferramenta serve para diversas operações importantes como, por exemplo, o corte dos eixos de potenciômetros, conforme mostra a figura 3.

 

 

Figura 3
Figura 3

 

Estes componentes são muitas vezes adquiridos com eixos de plástico ou metal de comprimento maior do que o necessário devendo então ser cortados.

 

g) Martelo: esta ferramenta pode também ser útil para se fazer o encaixe de peças, a reparação de caixas de madeira de velhos rádios ou de seus móveis se forem grandes, etc.O leitor, evidentemente deve optar por um martelo pequeno compatível em tamanho com a delicadeza do seu trabalho.

 

h) Torno de mesa ou mini-morsa: eis aqui uma ferramenta de grande utilidade, pois segura em posição as peças que estão sendo trabalhadas. Este torno pode segurar em posição de soldagem componentes, placas de circuito impresso, etc.

Escolha um torno de mesa ou morsa bem pequeno que possa ser fixado com facilidade nas bordas de sua bancada.

 

i) Furadeira: o leitor sem recursos pode comprar inicialmente uma furadeira do tipo manual ou mesmo uma pua conforme mostra a figura 4. Esta ferramenta será de utilidade na furação de chassis ou mesmo de placas de circuito impresso. Para as placas de circuito impresso devem ser usadas brocas bem finas, de 1 mm ou menos em vista da espessura dos terminais dos componentes que é desta ordem.

 

Figura 4
Figura 4

 

Os leitores que tiverem mais recursos podem comprar furadeiras elétricas dos tipos mostrados na figura 5. A primeira é um tipo especialmente indicado para furação de placas de circuito impresso podendo funcionar com uma alimentação de 12 V e em alguns tipos com a tensão da rede local. Esta furadeira admite apenas uma broca de pequena espessura para a furação de placas de circuito impresso.

 

Figura 5
Figura 5

 

A segunda é uma furadeira para uso geral que admite brocas de até 3/4 de polegadas: servindo não só para furação de placas de circuito impresso como também de chassis, de caixas e até mesmo de concreto com a utilização de brocas especiais.

Estas furadeiras admitem ainda alguns acessórios especiais tais como uma pedra de esmeril, uma serra circular e também um dispositivo para fazer a furação de buracos redondos em madeira de até 5 cm de comprimento. (figura 6).

 

Figura 6
Figura 6

 

 

O técnico que estiver disposto a investir um pouco mais em ferramentas não deve deixar de ter uma ferramenta desta em sua oficina.

 

j) Pincel: esta é uma ferramenta simples, mas que tem sua utilidade para o reparador de rádio. Com ela o técnico pode limpar os aparelhos que deve reparar facilitando assim a localização de falhas.

 

Revisado 2017