Descrevemos a montagem de um circuito didático que tanto serve para demonstrar o princípio de funcionamento dos diodos como também consiste num excelente teste de habilidade, que pode ser aplicado nas pessoas com as mais diversas finalidades. O projeto é extremamente simples, podendo ser realizado mesmo pelos leitores que não tenham muita experiência com a eletrônica.

 


 

 

 

A ideia básica desse quebra cabeça reside totalmente no princípio de funcionamento dos diodos semicondutores.

Conforme mostra a figura 1, se polarizarmos um diodo no sentido direto (veja a posição do anodo e catodo), ele deixa passar a corrente, oferecendo muito pouca oposição ou resistência.

 


 

 

 

No entanto, se polarizarmos o diodo no sentido inverso, ele praticamente não deixará passar corrente alguma, conforme mostra a figura 2.

 


 

 

 

Fica então claro que, se tivermos vários diodos ligados em série e um LED para indicar a passagem da corrente, conforme mostra a figura 3, a corrente só poderá circular nesse circuito e com isso o LED acender, se todos os diodos estiverem polarizados no sentido direto.

 


 

 

 

Se um único diodo desse conjunto estiver polarizado no sentido inverso, conforme mostra a figura 4, a corrente será bloqueada e o LED não acenderá.

 


 

 

 

Nosso Projeto

O que fazemos então é utilizar dois conjuntos de 3 tomadas ligadas em série, tendo no final de cada uma um LED indicador com um resistor limitador de corrente.

Em cada tomada deveremos encaixar um plugue que tem ligado um diodo. No entanto não podemos ver o modo que esse diodo está ligado, pois ele está embutido na peça.

Assim, somente se os três plugues forem encaixados na posição certa, que leve os diodos à polarização direta, é que a corrente pode passar e os LEDs acenderem, conforme a figura 5 ilustra.

 


 

 

 

A finalidade do jogo é então simples: o jogador terá à sua disposição 6 plugues iguais. Deve então fazer tentativas no sentido de obter a combinação de posições (invertendo-os tantas vezes quantas sejam necessárias) até que os dois LEDs acendam.

O vencedor de uma competição será aquele que conseguir isso no menor tempo possível.

 

Montagem

Na figura 6 temos o diagrama completo do quebra-cabeças.

 


 

 

 

A disposição real dos componentes é mostrada na figura 7.

 


 

 

 

Usamos dois conjuntos de três tomadas que pode ser adquirido em qualquer casa de material elétrico. Os diodos são 1N4002 ou qualquer equivalente.

Os LEDs serão instalados em pontes de terminais juntamente com os resistores e para a alimentação empregamos 4 pilhas pequenas num suporte apropriado.

Os diodos são embutidos nos plugues conforme mostra a mesma figura.

Esses plugues devem então ser fechados de modo que o jogador não possa ver as posições dos diodos.

Evidentemente, os diodos devem ser colocados em posições aleatórias.

Até mais de 6 plugues podem ser usados, tornando assim mais interessante o jogo.

Alguns deles podem até ficar vazios para tornar ainda mais difícil a obtenção da combinação correta.

Os dois conjuntos de tomadas podem ser instalados numa caixa, conforme mostra a figura 8.

 


 

 

 

Lógica

É interessante notar que o jogo, apesar de ser um quebra-cabeças envolvendo o princípio de funcionamento dos diodos, também tem fundamentos na lógica digital, isso para a sua resolução.

Se partirmos do fato de que são usadas todas as tomadas com diodos, e que os diodos têm apenas dois estados de condução, podemos associar os valores digitais 0 ao diodo sem conduzir e 1 ao diodo conduzindo.

Assim, a combinação certa é aquela em que temos os diodos nas posições 111 e 111 para os dois conjuntos. Levando em conta que 111111 nos dá o digital 63, está claro que o jogo admite 64 combinações possíveis: de 000 000 a 111 111.

Se o leitor usar dois jogos de 4 tomadas o número de combinações sobe para 256. Os LEDs só acenderão com 1111 e 1111. Usando 10 tomadas o número cresce para 1024!

No entanto, o jogo é mais simples porque trabalhamos com dois LEDs.

Assim, temos 8 combinações possíveis apenas para cada LED.

Se o leitor conhece a numeração binária, pode facilmente fazer as inversões de maneira programa e assim obter a solução com menos de 8 tentativas para cada LED ou no máximo 16 para os dois LEDs.

Basta lembrar que a seqüência natural de combinações possíveis para os diodos é:

 

000

001

010

011

100

101

110

111

 

Considere essa numeração e proceda do seguinte modo:

a) Assuma que a combinação inicial é 000

b) Inverta o primeiro 001

c) Desinverta o primeiro e inverta o segundo 010

d) Inverta novamente o primeiro 011

e) Desinverta os dois primeiros e inverta o terceiro 100

f) Inverta o primeiro 101

g) Desinverta o primeiro e inverta o segundo 110

h) Inverta o primeiro 111

 

Com esse procedimento, independentemente do modo como os diodos estejam, o leitor terá testado todas as combinações possíveis e numa delas certamente o LED acenderá!

 

D1 a D6 – 1N4148 ou 1N4002 – diodos retificadores ou de uso geral

LED1, LED2 – LEDs comuns (qualquer cor)

R1, R2 – 470 Ω x 1/8 W – resistores – amarelo, violeta, marrom

P1 a P6 – Plugues comuns para a rede de energia

X1 a X2 – Dois conjuntos de três tomadas comuns para a rede de energia ou três tomadas separadas

B1 – 6 V – 4 pilhas pequenas

 

Diversos:

Caixa para montagem, suporte de pilhas, pontes de terminais, fios, solda, etc.