Descrevemos a montagem de um circuito de memória que opera segundo o mesmo princípio das memórias de computadores, mas que pode ser montado com poucos componentes e muita facilidade. Trata-se de uma montagem ideal para estudantes e professores que desejam demonstrar o princípio de funcionamento das memórias. Uma excelente sugestão para trabalhos no campo da informática.

Obs. Pela finalidade didática esta montagem é ainda válida em nossos dias.

 

A memória básica que descrevemos pode armazenar em cada Cartão 6 números de 0 a 9 que serão apresentados quando solicitados, num conjunto de 4 LEDs na forma binária.

A cada posição de uma chave seletora “chamamos” um dos números da memória que então é apresentado no “display” de 4 LEDs, na forma binária.

Conforme o leitor já deve saber, a numeração binária se baseia na condução ou não condução de elementos de um circuito. Podemos então dizer que um LED aceso representa um “1”e apagado um.

Assim, podemos representar os números de 0 a 9, com LEDs acesos (1) e apagados (0) da seguinte forma:

0 0000
1 0001
2 0010
3 0011
4 0100
5 0101
6 0110
7 0111
8 1000
9 1001

 

A programação na memória é simples. Era consiste numa “matriz de diodos”.

A disposição dos diodos determina o número que está sendo programado.

Assim, a presença de um diodo num cruzamento de ligações representa um “1”'e sua ausência um “0”. Para programar o número 6, por exemplo, usamos 2 diodos na forma mostrada na fig. 1.

 

Figura 1 – Programação do 6
Figura 1 – Programação do 6

 

Como a chave sugerida é de 1 polo x 6 posições, podemos programar 6 números em binário. Para uma chave de 1 polo x 10 posições, podem ser programados 10 números.

A matriz de diodos é montada numa placa de circuito impresso que pode ser encaixada num soquete apropriado de modo a possibilitar sua troca.

Uma ideia interessante é fazer a programação de “códigos"' nas placas que podem ser trocados conforme se deseje.

 

MONTAGEM

O número de componentes usados é pequeno, o que facilita a montagem do sistema. Na fig. 2 vemos que os números programados são 10, 11, 5, 10, 13, 5 em binário puro que permite a numeração até 15.

 

Figura 2 – Diagrama da memória
Figura 2 – Diagrama da memória

 

A sugestão de placa de circuito impresso para a matriz de memória é mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Montagem da placa
Figura 3 – Montagem da placa

 

 

O encaixe da placa tem áreas cobreadas mais largas que fazem contato com 0 conector de computador.

Este conector deve ter um número mínimo de terminais igual a 10, já que são usados 6 para a leitura e 4 para a saída dos LEDs.

Os demais terminais podem ficar simplesmente desligados se o conector for maior. Com conectores maiores e chaves de mais posições pode-se ter uma memória maior:

Na figura 4 temos a montagem do sistema tendo por base uma ponte de terminais.

 

Figura 4 – Montagem em ponte de terminais
Figura 4 – Montagem em ponte de terminais

 

Os LEDs são vermelhos comuns com a polaridade observada, e a fonte de alimentação consiste em 4 pilhas pequenas.

A chave rotativa pode ser substituída por um sistema de “leitura" com uma garra jacaré e fios soldados a uma ponte de terminais. Conforme o terminal em que a garra é presa teremos o número da memória “chamado”.

 

PROVA E USO

Depois de programar uma placa com diodos, encaixe-a num sistema de leitura. Ligando S1 e acionando em sequência S2, você deve ter os números em binário apresentados pelos LEDs.

Uma sugestão interessante consiste em se fazer o treinamento da leitura de números binários usando uma placa programada.

O aluno “sorteia” sua placa e deve ler os números apresentados.

 

LED1 a LED4 - LEDs vermelhos

R1 a R4 - 470 Ω x 1/8 W - resistores (amarelo, violeta, marrom)

S1 - Interruptor simples

S2 - chave de 1 polo x 6 posições (ou mais)

D1 a Dn - diodos de uso geral 1N4148

B1 – 6 V - 4 pilhas pequenas

Diversos: placa de circuito impresso, conector de 10 ou mais terminais fêmea para micro, suporte para 4 pilhas, caixa para montagem, fios, solda etc.