Descrevemos três projetos bastante simples que, usando material improvisado, se tornam ideais para atividades paralelas em cursos regulares, tanto no nível fundamental como médio. Esses projetos também podem ser utilizados em apresentações tais como feiras de ciências ou como trabalhos escolares.

Os PCNs recomendam que sejam usadas atividades que envolvam tecnologia para reforçar o ensino tanto de ciências como de outras matérias como a matemática e mesmo ciências humanas.

Essas atividades devem estar relacionadas com tecnologias que foram utilizadas, que ainda são utilizadas ou ainda que possam prever um futuro uso prático.

O que propomos nesse artigo são montagens que envolvem uma tecnologia de telecomunicações que já foi usada, mas que é bastante interessante pela sua simplicidade, que a torna acessível à montadores que nem precisam conhecer ciências e tecnologia e nem precisam ter habilidades ou recursos especiais.

 

Construindo um Manipulador Telegráfico

O Manipulador é o elemento básico de qualquer sistema telegráfico de telecomunicações.

A função do manipulador é semelhante a de um interruptor, atuando sobre um circuito de modo que a corrente ou sinal possa ser estabelecido em intervalos regulares, de forma codificada.

Dizemos que se trata de um dispositivo que modula o sinal, funcionando de modo muito semelhante a um modem, mas de forma muito mais lenta, pois ele é ativado manualmente.

Basicamente, um manipulador nada mais é do que um interruptor de pressão. Como se exige certa rapidez e eficiência na transmissão dos sinais, um interruptor comum não é muito apropriado para isso, de modo que um botão de campainha, por exemplo, seria incômodo para essa finalidade.

Assim, montaremos um manipulador mais eficiente, mas mesmo assim, muito simples. Esse manipulador poderá ser usado numa infinidade de projetos que envolvam a transmissão de sinais em código Morse.

Na figura 1 temos então os pormenores da montagem do Manipulador.

 

Figura 1 – Montagem do manipulador
Figura 1 – Montagem do manipulador

 

Usamos uma lâmina de metal dobrada e fixada numa base que pode ser de madeira ou acrílico. A lâmina de metal é dobrada e nela temos uma pequena capa de fita isolante para apoiar os dedos tornando mais cômodo seu manuseio.

Um parafuso com porca serve como contacto e nele são ligados os fios de contacto. A ligação do manipulador é facilitada pelo uso de uma ponte de terminais com parafusos.

 

1 base de madeira ou acrílico de 5 x 10 cm

1 tira de alumínio ou latão de 12 x 1,5 cm

3 parafusos de ¾ x 1/8 com porcas

4 parafusos de ¼ x 1/8 com porcas

2 parafusos de ½ x ¼ com porcas

1 ponte de 2 terminais com parafusos

20 cm de fio

4 pés de borracha ou plástico

Fita isolante

 

Para testar o manipulador podemos montar um circuito simples de telégrafo luminoso, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Telégrafo experimental com LED
Figura 2 – Telégrafo experimental com LED

 

 

Ao apertar o manipulador encostando no parafuso de contacto a lâmpada deve acender.

Na figura 3 temos um telégrafo experimental usando um circuito transistorizado.

 

Figura 3 – Telégrafo experimental transistorizado
Figura 3 – Telégrafo experimental transistorizado

 

 

A montagem desse circuito numa ponte de terminais é mostrada na figura 4.

 

Figura 4 – Montagem em ponte de terminais
Figura 4 – Montagem em ponte de terminais

 

 

Observe bem as posições dos transistores para que eles não sejam invertidos ou trocados, pois se isso acontecer o circuito não funciona.

A alimentação pode ser feita com 2 ou 4 pilhas pequenas em suporte apropriado e o alto-falante pode ser de qualquer tamanho com 4 ou 8 Ω.

Para um sistema telegráfico experimental, o alto-falante pode ficar longe do circuito, até uns 20 metros, utilizando-se fio comum duplo (fio telefônico, por exemplo).

O potenciômetro P1 ajusta o tom do sinal produzido quando se aperta o manipulador. Não será preciso usar interruptor para o circuito pois quando ele não está emitindo som (manipulador apertado) o consumo de energia é praticamente nulo.

 

 

Q1 – BC548 ou equivalente – transistor NPN de uso geral

Q2 – BC558 ou equivalente – transistor PNP de uso geral

M1 – Manipulador

FTE – 4 ou 8 Ω – alto-falante

B1 – 3 ou 6 V – 2 ou 4 pilhas pequenas

R1 – 10 kΩ x 1/8 W – resistor – marrom, preto, laranja

R2 – 1 kΩ x 1/8 W – resistor – marrom, preto, vermelho

P1 – 100 kΩ – potenciômetro – lin ou log

C1 – 47 nF – capacitor cerâmico ou poliéster

C2 – 100 µF x 12 V – capacitor eletrolítico

 

Diversos:

Ponte de terminais, suporte de pilhas, fios, solda, etc.