O Site do Hardware Livre - OSHW

Controlando o Celular pelas Orelhas (PN039)

A integração dos recursos do telefone celular com o nosso corpo esta cada vez maior. Da possibilidade de comandarmos o celular com o movimento da retina até o sensoriamento de gestos, passamos a algo mais interessante, anunciado por pesquisadores do Fraunhofer Institute da Alemanha.

Os pesquisadores descobriram que é possível sensoriar movimentos faciais através de sensores colocados nas orelhas, conforme mostra a foto.

Assim, esses sensores podem sensoriar quando você está sorrindo, zangado e outros gestos faciais para poder comandar seu celular, sem precisar usar as mãos.

 

Imagem: Fraunhofer IGD - Alemanha
Imagem: Fraunhofer IGD - Alemanha

 

A tecnologia conhecida como EarField Sensing ou EarFS utiliza um plug com um sensor que é colocado no canal auditivo, como um fone de ouvido.

O que esse sensor faz é monitorar as pequenas modificações que ocorrem no canal do ouvido devido a ação dos músculos que atuam sobre as nossas expressões faciais.

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Nomes das Coisas
Brasileiro não sabe os nomes das plantas, nem das flores, e a qualquer objeto chama de coisa , troço , negício .
Manoel Bandeira (1886 1968) Andorinha, Andorinha - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)