A Analog Devices (www.analog.com) apresentou em 2010 um microfone MEMS para aplicações de consumo com a mais alta performance conseguida até agora. Este novo dispositivo visa as aplicações que integram voz, música e vídeo, atendendo as expectativas de qualidade para este campo.

A nova tecnologia da Analog Devices combina aplicações de áudio com MEMS (Micro-Electromechanical Systems de modo a obter uma família de microfones com a maior relação sinal-ruído disponível atualmente, alcançando 61 dB. Até então, o maior valor obtido era de 55 dB.

Os microfones onidirecionais estão disponíveis tanto com saídas digitais como analógicas, alcançando uma gama de resposta de 100 Hz até 15 kHz tudo isso em dimensões muito pequenas.

O ADMP421 com tecnologia PDM (Pulse Density Modulated) tem saída digital e é projetado para aplicações multimídia, VOIP, telefones celulares, Bluetooth e outros sistemas que precisam de voz digitalizada de alta qualidade. A saída digital oferece uma grande imunidade aos ruídos de RF e EMI que são produzidos pelas antenas WiFi, displays de cristal líquido, sinais de clock. Eliminando a necessidade do condicionamento dos sinais analógicos assim como blindagem de cabos, os projetistas podem otimizar o posicionamento do micrifone na placa.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos deste microfone.

 


 

 

 

Datasheet do ADMP421