A Linear Technology (www.linear.com) apresewntou em 2007 o LT3085, um LDO para 500 mA que pode ser ligado em paralelo para fornecer mais corrente. A nova geração de LDO NPN permite a associação em paralelo utilizando-se um simples resistor. Os dispositivos são ajustável até 0 V.

A nova arquitetura destes componentes usa uma referência de corrente em lugar de referência de tensão, como ocorre nos dispositivos equivalentes deste tipo. Com isso é possível dividir igualmente a corrente entre diversos reguladores simplesmente ligando seus pinos em paralelo. Um resistor em série para correta divisão é feito com um simples traçado na placa de circuito impresso.

A corrente de saída é de 500 mA e as tensões de entrada podem variar entre 1, a 36 V. A queda de tensão no regulador é de apenas 275 mV à plena carga. A tensão de saída é ajustável entre 0 e 35 V e a referência de corrente on-chip alcança uma precisão de +/- 1%. O dispositivo inclui ainda recursos de proteção.

O invólucro SMD DFN de 6 pinos e MSOP de 8 pinos podem dissipar 1 e 2 W respectivamente, sem a necessidade de dissipador de calor.

Na figura 1 um circuito de alta corrente.

 

Figura 1 - Circuito de 5 A
Figura 1 - Circuito de 5 A

 

Na figura 2 temos um circuito oscilador de potência.

 

Figura 2- Oscilador de 400 Hz x 5 A
Figura 2- Oscilador de 400 Hz x 5 A

 

 

Destaques:

* Possibilidade de conexão em paralelo para maior capacidade de corrente

* Queda de tensão de 275 mV

* Baixo ruído: 33 uVrms numa faixa de 100 kHz

* Referência de corrente estável de 10 uA

* Faixa de tensões de saída de 0 a 35 V

* Faixa de tensões de entrada de 1,2 a 36 V

* Corrente de saída: 0,5 A

* Limitação térmica

* Estável com capacitores cerâmicos, tântalo ou alumínio

 

Datasheet do LT3085