A Omron (www.omron.com) apresentou uma família de sensores ópticos fornecidos em corpo plástico ou Aço Inoxidável 316L (ideal para a indústria Alimentícia e Química) com grau de proteção IP67 e IP69k. (2006)

Os sensores da série E3Z estão disponíveis nos sistemas Feixe de Barreira, Retro Reflexivo com filtro de polarização, Retro Reflexivo para materiais transparentes (PET), Difuso Energético e com Supressão de Fundo e Frente (BGS e FGS).

 


 

 

Esses sensores podem detectar uma grande variedade de garrafas de 500 ml a 2 l, como PET com paredes finas, quadradas, redondas ou garrafas de vidro.

Os sensores E3Z-B estão disponíveis em duas versões, para sensoriamento em curtas e longas distâncias. Os primeiros operam co distâncias até 500 mm enquanto que os de longo alcance vão até 2000 mm, sendo ideais para detecção de grandes objetos.

Na figura 1 temos as três modalidades de operação desses sensores.

 


 

 

Na primeira, com feixe direto temos um transmissor e um receptor que podem estar separados por uma distância até 30 metros. Na outra, que é modo refletivo, temos a operação até uma distância de 4 metros e finalmente no modo de reflexão difusa, a detecção alcança 1 metro.

Na figura 2 temos a sua curva de desempenho em relação à imunidade a ruídos de inversores, que ocorrem normalmente num ambiente industrial.