A Texas Instruments (www.ti.com) lançou em 2008 um medidor de carga de bateria, denominado bq27510, especialmente indicado para aplicações em telefones inteligentes e dispositivos móveis de acesso á internet.

Este novo componente será utilizado em conjunto com reguladores de baixa queda de tensão LDOs de modo a monitorar a carga das baterias. O circuito é capaz de prever a autonomia da bateria com 99% de precisão, o que é importante para a proteção de dados.

O novo componente emprega a tecnologia Impedance Track podendo ser alimentado pela própria bateria que monitora, sem a necessidade de outros componentes externos.

Uma característica desse importante é que ele pode ser incorporado diretamente no pack da bateria de modo a se obter um gerenciamento inteligente de seu funcionamento.

O componente lançado suporta protocolos de comunicação SDQ, HDQ e I2C de modo a possibilitar o envio das informações sobre o estado da bateria ao microcontrolador do dispositivo.

A Texas Instruments estará mostrando o novo dispositivo no GSMA Mobile World Congress a ser realizado em Barcelona de 11 a 14 de fevereiro de 2008.

Na figura temos um circuito de aplicação deste componente.

 

 bq27510
bq27510

 

 

Datasheet do bq27510