Na sua ampla linha de produtos para áudio, a National Semiconductor (www.national.com) destaca os amplificadores tradicionais classe AB que possuem excelente desempenho e alta potência de saída podendo ser utilizados como etapas finais de televisores, estéreos de uso domésticos, estéreos compactos, sistemas de som satélite para PCs e caixas amplificadas.(2007)

Destacamos nessa ampla linha o circuito integrado LM4731 que fornece uma potência RMS de 25 W que corresponde a perto de 100 W de pico, com excelente qualidade de som.

Sua distorção harmônica mais ruído (THD + N) em 1 kHz com 2 x 1 W em carga de 8 Ω é de apenas 0,02%. Sua resposta de freqüência vai de 20 a 20 000 Hz.

O circuito integrado compõe-se de dois amplificadores, possibilitando assim a elaboração de um sistema estéreo com um mínimo de componentes externos.

Além disso, o dispositivo possui recursos para comando através de lógica externa, mute e modo standby de baixo consumo. Outro destaca desse componente é a sua ampla faixa de tensões de operação indo de +/- 10 V a +/- 28 V, possibilitando a sua utilização com fontes não estabilizadas de baixo custo.

O LM4731 é fornecido em invólucro YO-220 com a pinagem mostrada na figura 1.

 


 

 

Observe pela figura 2 que os terminais têm uma disposição alternada que facilita a sua montagem na placa de circuito impresso, aumentando assim a distância entre os pinos.

 


 

 

 

Outras características desse circuito integrado:

Tensão absoluta máxima: 56 V

Dissipação máxima: 50 W

Atenuação em mute: 85 dB

PSSR:50 dB

 

Na figura 3 temos um circuito típico de aplicação estéreo.

 


 

 

A curva de desempenho para esse componente é mostrada na figura 4. Observe que a distorção na potência máxima é da ordem de 10%

 


 

 

Para uma aplicação num reforçador de graves, numa caixa amplificada onde apenas um canal é necessário, podemos utilizar a configuração em ponte mostrada na figura 5.

 


 

 

Digitando-se LM4731 no Google ou mesmo no search do site da National pode-se acessar uma documentação completa desse integrado que contém também o desenho da placa de circuito impresso para a versão estéreo.

 

Datasheet do LM4731