Destinado a aplicações em som doméstico de alta qualidade como em sistemas estéreo, estéreo compactos, caixas amplificadas e para televisores ou home-theater, o LM4732 da National Semiconductor apresenta as melhores características que podemos esperar de um amplificador linear de potência (2007).

O LM4732 fornece uma potência de saída de 50 W (tip) por canal, em carga de 4.Ω com uma distorção menor do que 10% na faixa de 20 Hz a 20 kHz.

Com uma saída de 1 W por canal em 8 Ω a distorção é de apenas 0,01% e o PSRR é de 89 dB, com uma taxa de crescimento de 19 v/us.

A faixa de tensões de alimentação vai de 20 V a 80 V e existe uma entrada para selecionar os modos mute.

Destacamos ainda a presença de proteção contra curto-circuito e shut-down térmico que atua quando a temperatura chega aos 150º C evitando assim dano ao componente.

Outro recurso interessante é o circuito de subtensão que evita a ocorrência de estalidos no alto-falante (pop/click) quando o amplificador é desligado.

O invólucro desse componente, que contém todos os circuitos necessários à elaboração do amplificador tem recursos para montagem direta em placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Na figura 2 temos uma outra vista do invólucro, observando-se que os pinos são dispostos em níveis alternados de modo a facilitar o layout da placa de circuito impresso.

 


 

 

Na figura 3 temos um gráfico que mostra as características típicas do circuito integrado LM4732. Os leitores interessados em mais informações podem acessar diretamente o datasheet desse componente, com diversos diagramas práticos, incluindo aplicação em ponte, no site www.national.com.

 


 

 

Como características adicionais desse componente podemos citar:

 

* Atenuação em mute: 110 dB (tip)

* PSSR: 80 dB

* Ganho de tensão: 115 dB

 

Como projeto de aplicação, sugerido pela própria National em seu Datasheet, escolhemos a versão estéreo de 50 W por canal, cujo diagrama completo é mostrado na figura 4.

 


 

 

A National sugere uma placa de circuito impresso de dupla face para a montagem desse amplificador. São dados quatro figuras (figura 5 a figura 8) em que temos o aspecto final (sobreposição - figura 5), a disposição dos componentes numa tela de silkscreen (figura 6), e as duas faces (figuras 7 e 8).

 


 

 


 

 


 

 


 

 

 

Datasheet do LM4732