As aplicações modernas com microprocessadores exigem o emprego de drivers para LCD com grande capacidade de excitação. O circuito integrado AY0438, da Microchip, é projetado para excitar até 32 segmentos de um display LCD com entradas compatíveis tanto com lógica TTL como CMOS. Veja este artigo as principais características desse componente e informações básicas sobre seu uso. (2005)

O circuito integrado AY0438 da Microchip destina-se à excitação de um display de cristal líquido normalmente sobre controle de um microprocessador.

Esse dispositivo atua como uma interface "esperta" que excita até 32 segmentos do display, precisando para isso de apenas 3 linhas de controle, devido à sua construção com entrada serial.

O dispositivo armazena e trava os dados a serem apresentados no display deixando para o microprocessador a tarefa de gerar as formas de onda.

O AY0438 pode excitar qualquer tipo de LCD paralelo, inclusive os de 7, 9, 14 ou 16 segmentos, contendo decimais.

A entrada AC do LCD pode ser tanto fornecida externamente como gerada internamente através de um capacitor na entrada do LCD que controla a freqüência do oscilador interno.

O AY03438 é fornecido tanto em invólucro DIL de 44 pinos, mostrado na figura 1, como em invólucro PLCC de 44 pinos.

 


 

 

Na figura 2 temos o diagrama de tempos para os sinais do dispositivo.

 


 

 

Na figura 3 temos a aplicação típica deste dispositivo interfaceamento um módulo LCD numa aplicação que utiliza um PIC16CXX.

 


 

 

Para o interfaceamento deste dispositivo pode ser usado o seguinte exemplo de código, fornecido pela própria Microchip e que pode ser baixado no site da empresa na Internet na época da redação deste artigo..

 

Características DC:

Vdd (max) ........ -0,3 V a +12 V

Entradas (max): Vcc a Vdd - 0,3 V

Dissipação (max) ....... 250 mW

Faixa de tensões de alimentação: 3,0 a 8,5 V

Corrente drenada (tip) ......25 uA (Oscil LCD. < 15 kHz)

Clock (max) : 1 MHz

 

Datasheet do AY0438