A Philips Semiconductor (http://www.semiconductors.philips.com) tem no seu circuito integrado SE95 um conversor de temperatura para a forma digital num único chip. Esse sensor é ideal para aplicações no gerenciamento de temperatura, computadores pessoais, equipamentos eletrônicos em geral e controladores industriais. Veja neste artigo as principais características do SE95.

O SE95 incorpora um conversor que tem no próprio chip o sensor de temperatura e um conversor A/D Sigma-delta. Além disso, ele possui um detector térmico que permite fornecer um sinal de saída no caso de sobre-temperatura.

Um registro de configuração (Conf) armazena os ajustes feitos no dispositivo como, por exemplo, a taxa de amostragem, modo de operação do dispositivo, modo de operação OS, polaridade OS além de outros.

O SE95 pode ser configurado para operar em diferentes condições. Pode ser colocado no modo normal, para monitorar periodicamente a temperatura ambiente ou ainda no modo shutdown para minimizar a energia consumida.

Os dados referentes a temperatura são armazenados num registrador na forma de 13 bits complemento a 1, o que permite obter uma resolução de 0,03125º C. Essa alta resolução é particularmente importante nas aplicações em que se deseja medir com precisão desvios térmicos.

Na figura 1 temos a pinagem deste componente.

 


 

 

O diagrama de blocos das funções desse componente é mostrado na figura 2.

 


 

 

Um circuito típico de aplicação é mostrado na figura 3.

 


 

 

A versão sufixo D (SE95D) é fornecida em invólucro SOT96-1 (plástico de 8 pinos com 3,9 mm de largura) enquanto que a versão SE95DP é fornecida em invólucro TSSOPB de 8 pinos.

 

Destaques:

* Substitui o tipo industrial LM75/LM75A com maior resolução de temperatura.

* Faixa de tensões de alimentação de 2,8 V a 5,5 V

* Interface I2C com até 8 dispositivos no mesmo barramento

* ADC de 13 bits com resolução de 0,03125º C

* Precisão de +/- 1º C de 0 a +100º C

Corrente de alimentação de 7 uA

 

Datasheet do SE95