Componentes que utilizam sinais ópticos são cada vez mais usados em aplicações eletrônicas. Essas aplicações vão desde bens de consumo, até equipamentos de telecomunicações e industriais. Apresentamos neste artigo dois novos componentes optoeletrônicos que podem ser de grande utilidade no desenvolvimento de novos projetos e por isso, de interesse para nossos leitores.

FOD2200 - Optoacoplador com Porta Lógica e Baixa Corrente de Entrada

 


 

 

Esse novo componente foi recentemente apresentado pela Fairchild e consiste num acoplador óptico que combina um LED emissor de AlGaAs com um foto-detector de alto ganho ligado a uma porta lógica tri-state, conforme mostra a figura 1, em que temos seu invólucro.

 


 

 

 

A porta apresenta uma característica de histerese, e a saída tri-state elimina a necessidade de resistores pull-up na saída. O circuito pode excitar lógica TTL, LSTTL e CMOS.

Na figura 2 temos o circuito equivalente desta função lógica-optoeletrônica que pode ser obtida em diversos tipos de invólucros.

 


 

 

 

A faixa de tensões de alimentação de 4,5 a 20 V e o tempo de propagação máximo é de 300 ns.

 

A corrente de entrada é de apenas 1,6 mA. Na tabela abaixo, damos as suas características de funcionamento:

 

LED - Enable (habilitação) - Saída

ON - H - Z

OFF - H - Z

ON - L - H

OFF - L - L

 

A dissipação máxima de potência do dispositivo é de 180 mW.

Na figura 3 mostramos um circuito típico de interfaceamento entre LSTTL e LSTTL.

 


 

 

 Para o interfaceamento entre lógica LSTTL e CMOS temos o circuito recomendado da figura 4.

 


 

 

 Um outro circuito que mostra como excitar o LED a partir de lógica TTL ou LSTTL é mostrado na figura 5.

  


 

 

 Finalmente na figura 6 mostramos um circuito drive em série para LED com porta Open Collector (coletor aberto). O resistor de 4,67 k Ω, serve como shunt para o LED.

 


 

 

 

HSDL-3209 - IrDA - Transceptor Infravermelho de 115,2 kbit/s

 


 

 

Esse componente foi apresentado pela Agilent Technologies, consistindo num módulo transceptor ultra-pequeno, de baixo custo, para proporcionar interfaceamento entre sinais lógicos e IR (infravermelho) através de links pelo ar, serial, ou IR full-duplex.

O circuito pode interfacear circuitos com lógica de tensão tão baixa como 1,5 V.

O circuito é compatível com as especificações IrDA Physical Layer - versão 1.4 de Baixa Potência entre 9,6 kbits/s a 115,2 kbits/s.

Na figura 7 temos o diagrama funcional de blocos deste componente.

 


 

 

 O HSDL-3209 pode ser cortado completamente de modo a passar a um estado de muito baixo consumo. Neste estado o diodo PIN estará inativo, produzindo assim uma corrente muito baixa, mesmo quando o dispositivo estiver em ambiente muito iluminado. Essas características tornam o componente ideal para projetos com alimentação por bateria.

Na figura 8 temos uma sugestão de aplicação, mostrando como o dispositivo pode ser implementado num telefone celular .

 


 

 

 Na figura 9 temos a aplicação do dispositivo numa plataforma PDA.

 


 

 

 A distância de link testada foi feita usando um HSDL-3209 com controladores da SMC do tipo FDC37C669 e FDC37N769, super I/O. A distância alcançada foi de até 50 cm.