Na figura 1 apresentamos um regulador de tensão para uso automotivo com base no circuito integrado ZR431 da Zetex.

 


 

 

O circuito integrado ZR431 consiste numa versão melhorada do padrão industrial 431 e consiste num regulador tipo shunt de 3 terminais com capacidade para operar com correntes de 50 uA a 100 mA.

A tensão de saída deste componente pode ser fixada na faixa de 2,5 V a 20 V através de uma rede externa de resistores. A corrente de referência de entrada deve ser tipicamente de apenas 100 nA o que permite a utilização de resistores de valores elevados neste divisor. Correntes até 10 vezes menores do que as conseguidas com componentes equivalentes podem ser obtidas com o ZR431.

No circuito da figura 1 o resistor R3 proporciona a corrente de base para excitar o transistor Q1. O ZR431 sente a tensão de saída da fonte via R1/R2 e a compara com sua referência interna desviando o excesso para Q1 de tal forma a manter a saída desejada.

Proteção contra inversão de polaridade é obtida através de D1. A resistência interna da fonte é da ordem de 20 mΩ. O capacitor C1 ajuda a manter esta impedância bem baixa e o capacitor C2 tem função estabilizadora de modo a compensar os efeitos de altas freqüências.

O circuito pode fornecer uma corrente de 30 mA com a tensão mínima de entrada e com tensões maiores essa corrente pode ser aumentada. Observe que este circuito não tem limitação de corrente, o que significa que não se deve manter sua saída curto-circuitada por tempos prolongados.

A saída desse circuito pode ser modificada na faixa indicada na introdução, bastando para isso alterar a relação entre R1 e R2.

Mais informações podem ser obtidas no site da Zetex em www.zetex.com.

 

Datasheet do ZR431