Apresentamos neste artigo as características de um novo componente da MICREL, o MIC2184 que consiste num CI de controle PWM tipo Buck (abaixador de tensão) para aplicações em baixa tensão e que pode ser usado com tensões de entrada na faixa de 2,9 V a 14 V controlando diretamente MOSFETs de potência em aplicações como conversores DC/DC, Modems sem fio, cartões ADSL, equipamentos alimentados por 1 ou 2 células de Li-Ion, etc.

O MIC2184 da Micrel é um controle PWM de alta eficiência que pode ser usado de forma eficiente para reduzir tensões para a faixa de 1 ou 2 células de Li-Ion em aplicações que exigem tensões baixas, assim como as aplicações que exigem tensões fixas de 3,3 V, 5 V e 12 V.

A eficiência da conversão nos circuitos usando este CI chega a 90% numa ampla faixa de condições de carga.

A freqüência de operação pode ser dividida por 2, o que permite ao projetista otimizar o rendimento do CI. Ele também pode ser sincronizado externamente a partir de frequências menores que 400 kHz que é a sua freqüência nominal de operação.

Existe ainda uma saída para o oscilador, FreOut, que pode ser usado para implementar uma "charge pump" em aplicações de baixa tensão, A saída desta "charge pump" pode ser ligada a comporta do circuito drive de potência via pino VinP, de modo a se obter um melhor desempenho desta etapa, apesar das baixas tensões.

O MIC2184 possui ainda um modo shutdown com consumo de apenas 1 uA e uma chave de subtensão programável, o que o torna interessante para aplicações portáteis.

 

O MIC2184 está disponível em invólucro SOP de 16 pinos, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

 

Destaques:

* Faixa de tensões de entrada: 2,9 a 14 V

* Eficiência >90%

* Freqüência do oscilador de 400 kHz

* Pino com divisão de freqüência do oscilador por 2

* Sincronização externa de freqüência até 600 kHz

* Saída de referência de 1,245 V

* Impedância de saída do driver de 5 Ω

* Partida suave

* Controle de corrente PWM

* Corrente no modo shutdown de 1 uA

 

Na figura 2 temos um circuito de aplicação típico do MIC2184.

 


 

 

 

O diagrama de blocos deste CI é mostrado na figura 3.

 


 

 

 

O controle do MIC2184 pode ser separado em 7 funções:

* Loop de controle

- Operação PWM

- Controle do modo de corrente

* Limitador de corrente

* Referência, UVLO e habilitação

* FreqOut

* Drive da comporta do MOSFET

* Oscilador e sincronismo

* Partida suave

Mais informações sobre o modo de operação detalhado deste circuito, incluindo fórmulas, circuito de aplicação e curvas de desempenho podem ser obtidos no site da Micrel em http://www.micrel.com.

 

Datasheet do MIC2184