Este novo componente da Micrel consiste num transmissor num único chip, para aplicações sem fio, como teclados sem fio, controle de iluminação ambiente e ventiladores, abertura de portas de garagem, sensores remotos sem fio em links de dados e muito mais. Com uma velocidade de dados de até 115 k bits por segundo ele pode operar numa faixa de frequências que vai de 800 MHz a 1 GHz tendo por receptor o MICRF005, também da Micrel.

O MICRF103 consiste num transmissor de UHF completo num único chip, exigindo poucos componentes externos para implementação de produtos como controles remotos de ventiladores de teto ou sistemas de ar condicionado, iluminação ambiente, abertura de porta de garagem e também para a transmissão de dados obtidos de sensores remotos em links de controle e monitoramento.

A sintonia de antena é obtida automaticamente dentro do próprio CI o que elimina a necessidade de ajustes e reduz os custos de produção.

O novo CI da Micrel usa uma nova arquitetura onde a antena externa é sintonizada pelo sintetizador interno de UHF. Este novo CI foi projetado para atender as normas mundiais de operação nesta faixa e é compatível com todos os tipos de recepção ASK/OOK (Amplitude Shift Kying/On-Off Keyed) de banda larga super-regerenativos até os de banda estreita do tipo super-heteródino.

A sintonia automática em conjunto com um resistor externo assegura que a potência de saída se mantém constante no máximo em toda a faixa de duração da bateria.

Na figura 1 temos o invólucro e pinagem do MICRF103.

 


 

 

 

Destaques:

* Transmissor completo de UHF num chip único

* Faixa de frequências de 800 MHz a 1 GHz

* Velocidade de dados até 115 bps

* sintonia de antena automática, não necessita de ajustes manuais

* Corrente de standby menor que 1 uA

 

Na figura 2 temos um circuito de aplicação típico para uma freqüência de 868 MHz.

 


 

 

Na figura 3 temos o diagrama de blocos para este CI.

 


 

 

O sintetizador de UHF gera a freqüência da portadora com saídas em quadratura. O sinal em fase (I) é usado para excitar o PA e o sinal em quadratura (Q) é usado para comparar o sinal de antena com o sinal em fase, para efeito de controle de sintonia.

O bloco de sintonia de antena sente a fase do sinal transmitido na porta de antena e controla o varicap de tal forma a sintonizar a antena.

A unidade de controle de potência mede o sinal de antena e controla a corrente de polarização do bloco PA de maneira a regular a intensidade do sinal que está sendo transmitido.

O processo de sintonia independe das correntes nos outros blocos.

Incluído no CI está um varicap (varactor) diferencial que funciona como elemento de sintonia para assegurar que a freqüência transmitida e a antena estejam alinhadas com o receptor em toda a faixa de tensões de alimentação e temperatura.

Mais informações sobre este componente podem ser obtidas no site da Micrel em www.micrel.com.

 

Datasheet do MICRF103