A família de circuitos integrados controladores PWM - modo corrente, da ST possui as características necessárias a implementação de controles off-line o controles DC-DC de freqüência fixa com um mínimo de componentes externos. Conheça as principais características dessa família de componentes para implementar o melhor projeto PWM.

Os circuitos integrados desta série possuem implementados internamente um oscilador ajustado para um controle preciso do ciclo ativo sob condições de lock-out de tensão, além de possuir uma corrente de partida menor do que 0,5 mA.

Além disso, ele possui uma referência de precisão para a entrada do amplificador de erro, lógica para assegurar a operação travada, um comparador PWM que também proporciona um controle de limitação de corrente e uma etapa de saída totem pole, projetado para fornecer ou drenar altas corrente de pico.

A etapa de saída pode excitar MOSFET de canal N, já que se mantém no nível baixo no estado off.

As diferenças entre os diversos membros dessa família que vai do UC2842A ao UC2845A e UC3842A a UC3845A estão nos limiares dos lock-outs de subtensão e nas faixas máximas de ciclos ativos.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos com as principais funções encontradas nos circuitos integrados dessa família.

 


 

 

Os CIs são encontrados em invólucros Minidip/SO8 de 8 pinos com a pinagem mostrada na figura 2.

 


 

 

 

As funções dos pinos são:

1 - COMP - esse pino corresponde a saída do amplificador de erro e é disponível para compensação de loop.

 

2 - Vfb - essa é a entrada inversora do amplificador de erro. Normalmente é conectada a saída da fonte chaveada através de um divisor resistivo.

 

3 - Isense - uma tensão proporcional à corrente do indutor é conectada a essa entrada. O PWM usa essa informação para determinar o tempo de condução da chave.

 

4 - Rr/Cr - A freqüência do oscilador e o ciclo ativo máximo são programados pela ligação de um resistor e um capacitor a essas entradas. O circuito opera em frequências de até 500 kHz.

 

5 - Ground - é o terra do circuito

 

6 - Output - Essa saída é diretamente ligada à comporta de um MOSFET de potência. Correntes de pico de até 1 A podem ser fornecidas ou drenadas por este pino.

 

7 - Vcc - é o pino de alimentação do circuito

 

8 - Vref - essa é saída de referência. Ele proporciona a corrente de carga para o capacitor Ct através do resistor Rt.

 

Máximos Absolutos:

Vi - tensão máxima de alimentação: 30 V

Io - corrente de saída: +/- 1 A

Dissipação máxima: 1,25 W

 

Na figura 3 temos as formas de onda obtidas na saída do circuito, juntamente com o modo de ligação do resistor e capacitor que determinam a freqüência de oscilação.

 


 

 

 

Na figura 4 temos uma aplicação em que se usa um sincronismo externo.

 


 

 

O diodo é usado se a amplitude do sinal de sincronismo for suficientemente elevada para causar uma excursão da tensão negativa de Ct para menos de 300 mV abaixo da tensão de terra.

Uma amplificação completa com partida suave é mostrada na figura 5.

 


 

 

 

Mais informações sobre esse componente a partir do applications note podem ser obtidas no site da ST Microelectronics em: http://eu.st.com/stonline/index.shtml

 

Datasheet do UC284xA

Datasheet do UC384xA