Os circujitos integrados especialmente projetados para o controle de fontes chaveadas tornam-se cada vez mais complexos reunindo todas as funções necessárias a este tipo de projeto. O FSDH0165 da Frichild Semiconductor é um exemplo de componente dedicado para este tipo de aplicação necessitando do mínimo de componentes externos. Neste artigo fazemos uma breve descrição deste componente.

 

Obs.: Este artigo é de 2001

 

O FSDH0165 da Fairchild consiste num circuito integrado que reune todos os elementos para o projeto de uma fonte chaveada (SMPS) com um mínimo de componentes externos.

O CI em questão consiste num regulador de alta tensão de potência monolítico que combina o SenseFET (LDMOS) com um bloco de controle PWM.

No bloco PWM encontramos o oscilador fixo, a chave de subtensão, proteção térmica e fontes de corrente compensadas termicamente além de outros recursos importantes para este tipo de aplicação.

Comparado com soluções equivalentes que usam MOSFETs discretos, este circuito proporciona uma economia de espaço e custo.

Dentre as apicações sugeridas pela Fairchild temos:

  •  Carregadores e adaptadores para telefonia móvel, PDA & MP3
  •  Fontes auxiliares de energia para PCs

 

O FSDH0165 é fornecido em incólucro DIPH de 8 pinos e seu diagrama de blocos é mostrado na figura 1.

 

Diagrama de blocos do  FSDH0165
Diagrama de blocos do FSDH0165

 

 

As funções de seus pinos são as seguintes:

Pino 1 – Vstr – conecta diretamente a linha de AC. No momento da partida, a chave interna proporciona a polarização e carrega o capacitor externo que está conectado entre Vcc e terra. Uma vez que este capacitor alcança uma carda de 8,7 V, Vstr é isolada internamente.

Pino 2 – Vfb – este pino é a entrada inversora do comparador PWM e opera normalmente entre 0,5 e 2,5 V. Ele tem uma fonte de corrente interna de 0,45 mA e um capacitor e um optoacoplador conectado externamente. Uma tensão de realimentação de 3,5 a 4,5 V dispara a proteção contra sobrecarga (OLP). Há um retardo de tempo devido a fonte de corrente de 5 uA que previne um falso disparo diante da presenca de transientes mas permite a operação do mecanismo de proteção sob condições reais de sobrecargas.

Pinos 3,4,5,6 – GND – Estes pinos consiste no terra de controle e na fonte do SenseFET.

Pino 7 – Vcc – este é o pino de alimentação positiva. Durante o processo de partida, a tensãop é aplicada a este pino do pino 1. Quando Vcc chega ao limiar positico UVLO (8,7 ) a chave interna de partida (Vstr) desliga e a alimentação passa a ser foenecida por um enrolamento auxiliar do transformador.

Pino 8 – Drain – Este pino deslina-se a excitação direta do transformador conversor e é capaz de comutar correntes de 1 A sob tensões máximas de 650 V.

 

Máximos Absolutos:

Parâmetro Símbolo Valor Unidade
Máxima Tensão de Dreno Vd(max) 650 V
Máxima Corrente de Dreno ID 0,6 Adc
Máxima Tensão de Alimentaçao Vcc,max 21 V
Faixa de Tensões de entrada VFB -0,3 a Vsd V
Temperatura ambiente de operação Ta -25 a +85 oC

 

Na figura 2 temos um circuito de aplicação simplificado em que mostramos que, com este CI não é necessário usar o FET de potência externo pois ele já está incluido no chip.

 

Circuito de aplicação.
Circuito de aplicação.

 

 

 

Destaques:

SenseFET de 650V x 1 A on chip

Frequência de operação precisa de 100 kHz

Circuito de partida externa

UVLO com histerese (6,7/8,7 V)

Proteção contra sobrecarga (tip de 4,5 V)

Proteção contra sobrecorrente (tip de 0,6 A)

Função interna de shutdown térmico)

Modo de operação auto-restart

 

Mais informações podem ser obtidas no site da Fairchild Semiconductor em http://www.fairchildsemi.com

 

Datasheet do FSDH0165