Informações sobre componentes de controle para aplicações industriais são sempre importantes para o projetista como para o profissional de manutenção. Neste artigo focalizamos o circuito integrado TPIC108B da Texas Instruments que consiste numa ponte H inteligente para apicações em controles PWM com correntes de até 3 amperes. (2001)

O circuito integrado TPIC108B da Texas Instruments contém uma ponte H (H-Bridge) para correntes até 3 A e 18 V de tensão com elementos adicionais para se obter um controle inteligente de motores por PWM (Pulse Width Modulation ou Modulação de Largura de Pulso).

O TPIC108B possui recursos para acionamento direto, inverso e parada havendo uma fonte lógica interna de 5 V derivada da alimentação principal do CI (Vcc).

Os transistores de potência poissuem uma resistência extremamente baixa (280 mΩ-tipicamente) o que minimiza a dissipação de potência do componente.

A corrente quiescente é igualmente baixa, da ordem de 20 uQA o que o torna especialmente atraente em aplicações automotivas ou alimentadas por bateria, onde o consumo é importante.

Encontramos ainda neste CI uma proteção contra sobretensão, sobrecorrente e sobretemperatura além de falhas de condução cruzadas. A condição de falha pode ser monitorada pela existência dos terminais STATUS1 e STATUS 2 que fornecem informações sobre o estado das saídas.

Na condição de proteção contra subtensão as saídas OUT1 e OUT2 são desabilitadas. Isso ocorre quando a tensão Vcc cair abaixo do limite de detecção do circuito.

A tecnologia empregada é a LinBiCMOS da Texas o que permite a integração num chip de estruturas BCMOS com células bipolares de precisão e transistores DMOS.

O circuito mintegrado TPIC108B é fornecido em invíolucro DWP de 20 pinos com a pinagem mostrada na figura 1.

 

Pinagem do TPIC.
Pinagem do TPIC108B.

 

Na figura 2 damos o diagrama de blocos deste CI observando-se que não se trata de um simples conjunto de transistores, mas a existência de funções lógicas de alto desempenho.

 

Diagrama de blocos do TPIC108B
Diagrama de blocos do TPIC108B

 

 

Máximos Absolutos (*)

Faixa de tensões de alimentação.................. -0,3 a 33 V

Faixa de tensões lógicas de entrada............. -0,3 a 7 V

Dissipação de potência contínua................... 25 W

Máxima temperatura de junção..................... 150 oC

 

(*) Na faixa de temperaturas de operação

 

Condições Recomendadas de Operação

 

 

 

 

Aplicação:

Na figura 3 temos um circuito típico de aplicação do TPIC108B no controle de um motor de corrente contínua.

 

Circuito de aplicação.
Circuito de aplicação.

 

 

Quando uma carga indutiva (motor) é comutada, o TPIC106B entra automaticamente num modo de recirculação de corrente. Esta condição permite a eliminação das correntes produzidas na comutação de cargas indutivas. Somente depois que estas correntes caem abaixo de um valor seguro é que o circuito volta a ssumir o controle da carga. Com este recurso não é necessário usar diodos de proteção externos para impedir danos ao CI pelas altas tensões induzidas na comutação.

 

Datasheet do TPIC108B