Com o novo controlador PWM (Pulse Width Modulation) UCC3895, da Texas Instruments (lançado em 2000), os projetistas podem melhorar a performance e baixar o consumo de circuitos com potências acima de 500 mW, tais como as encontradas em telecomunicações, estações base e servidores. O controlador PWM UCC3895 executa a comutação na passagem por zero com baixo consumo comutando cargas de alta potência em conversores de onda completa.

Uma arquitetura robusta de controle introduz retardos entre os intervalos consecutivos de comutação e, com isso, ajusta de forma apropriada as fases dos excitadores das portas dos FETs. Sem tensão nas chaves de potência no turn-on, as perdas de potência em cada ciclo são eliminadas, aumentando a eficiência do circuito.

Reduções significativas de EMI/RFI e de perdas de potência podem ser conseguidas também.

Além disso, diversas características adicionais do UCC3895 fazem com que ele apresente as vantagens de um desempenho sem paralelo na implementação de técnicas de controle.

O UCC3895 contém quatro circuitos drives de baixa corrente e alta velocidade que interfaceiam com circuitos comutadores com FETs, possibilitando aos projetistas uma flexibilidade para otimizar o circuito de controle.

O circuito ainda tem uma lógica melhorada para o controle de corrente ou tensão, partida suave e shutdown, e um oscilador de 1 MHz com sincronização bidirecional.

Na figura 1 temos um circuito de aplicação.

 


 

 

Os principais destaques deste componente são os seguintes:

 

* Modo de controle de tensão ou corrente

* Controle completo de 0 a 100% do ciclo ativo

* Circuitos de retardo de saída duplos programáveis para otimização do tempo de saída de controle

* Intervalo adaptativo programável

* Oscilador até 1 MHz

* Sincronização bidirecional

* Corrente baixa de partida: 150 µA

* Amplificador de erro com faixa passante de 7 MHz

* Baixo consumo de corrente: 5 mA a 500 kHz.

 

Datasheet do UCC3895