A ST Microelectronics (www.st.com) lançou em 2007 o STP16CPS05, um LED driver com características de economia de energia, o que é importante principalmente para as aplicações alimentadas por baterias.

O dispositivo também é ideal para aplicações em sinalização, iluminação industrial e transporte, proporcionando economias de energia que chegam a 80% quando comparadas com as soluções existentes atualmente.

A vantagem principal em relação a família anterior STP16Cx596 consiste em novos drivers de LED de corrente constante, que permitem que Cis individuais entrem num modo shutdown quando nenhuma entrada ativa é detectada.

Com isso o STP16CPs05 pode economizar energia sem a necessidade de intervenção externa, o que o torna ideal para aplicações de qualquer parte do mundo que encorajam a ecnomia de energia.

Os recursos de lógica de potência desses diuspositivo incluem ressincronização de clock e dados, o que é útil quando os dispositivos estão conectados em cascata. Os dispositivos estão disponíveis em quatro tipos de invólucros.

O STP16CPS05 pode operar com fontes de alimentação de 3,3 V a 5 V e sua capacidade de corrente de saída pode ser programada para valores entre 5 mA e 80 mA.

Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 1 - Circuito de aplicação.
Figura 1 - Circuito de aplicação.