O Site do Hardware Livre - OSHW

ADC1061 - Conversor A/D de 10 bit de alta velocidade (COM393)

Este conversor Analógico/Digital da National Semiconductor, de alta velocidade é compatível com microprocessadores e possui características que o tornam ideal para aplicações que envolvam a aquisição de dados de alta velocidade. Neste artigo focalizamos os principais aspectos deste componente(1998)

 

O ADC1061 da National Semiconductor é um conversor analógico/digital (A/D) de 10 bit de alta velocidade e que possui a função Track/Hold. O componente é apresentado em invólucro DIL de 20 pinos e usa a técnica de conversão "half-flash" de modo a assegurar alta velocidade de operação com baixa potência de dissipação (235 mW apenas). Na figura 1 temos a identificação dos terminais deste componente.

 

Pinagem do ADC1061
Pinagem do ADC1061

 

O ADC1061 realiza a conversão de 10 bit em duas camadas de resolução, na forma de "flashes" para obter maior velocidade.

A entrada analógica do ADC1061 é manuseada e lida por um circuito interno de amostragem que pode operar em frequências que vão desde DC até 200 kHz. Isso significa que o circuito não necessita de um circuito de amostragem e retenção (sample and hold) externo.

Para maior facilidade de interfaceamento com microprocessadores o conversor A/D ADC1061 foi projetado para ser visto como uma locação de memória ou porta I/O sem a necessidade de lógica de interfaceamento externo.

Na figura 2 temos o diagrama de blocos deste circuito integrado.

 

Diagrama interno do ADC1061
Diagrama interno do ADC1061

 

 

Observe que no pino 20 temos a saída do bit menos significativo (LSB) e no pino 11 a saída do bit mais significativo (MSB) do sinal convertido.

Suas principais características são:

* Tempo máximo de conversão para 10 bits de 1,8 us.

* Baixa potência de dissipação: 235 mW (máximo)

* Track-and-hold built-in

* Não precisa de clock externo

* Alimentação simples de 5 V.

 

Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante temos as seguintes:

* Digitalizadores de forma de onda

* Drivers de disco

* Processador de sinais

* telecomunicações móveis

 

Os máximos absolutos são os seguintes:

* Tensão de alimentação: -0,3 a +6 V

* Corrente em qualquer pino: 5 mA

* Potência de dissipação: 875 mW

 

Condições recomendadas de operação:

* Tensão de alimentação: 4,5 a 5,5 V

 

Na figura 3 temos um circuito de aplicação para este conversor A/D.

 

Circuito de aplicação
Circuito de aplicação

 

 

Neste circuito observamos a utilização de diversos capacitores "bypass" que devem ser montados os mais próximos possíveis dos pinos do circuito integrado.

 

Datasheet do ADC1061

 

Artigos Relacionados

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Trabalho
O trabalho é a melhor e a pior das coisas: a melhor se é livre; a pior se é escravo. (Le travail est La meilleure et la pire dês choses; La meilleur sil est libre; la pire sil est serf.)
Alain (1868 - 1931) - Considerações Sobre a Felicidade - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)