A Texas Instruments (www.ti.com) está introduzindo no mercado (em 2007) numa família de amplificadores de vídeo triplos multi-padrão. Nos novos componentes são buffers de vídeo otimizados para aplicações de consumo em vídeo.

A família suporta formatos como HDTV, SDTV e uma variedade de processadores digitais de mídia como os processadores DaVinci da Texas Instruments.

Os amplificadores incorporam filtros Butterworth de quinta ordem que podem ser usados como filtros de reconstrução de sinais em cores DAC. Os dispositivos também amplificam os sinais de vídeo rejeitando imagens DAC de modo a se obter melhor qualidade de vídeo em aplicações como set-top boxes, vídeo alimentado por USB, gravadores portáteis de vídeo e outras aplicações de vídeo.

Os novos amplificadores, designados por TSH7314, TSH7315 e TSH7316 oferecem uma grande flexibilidade de projeto já que as suas entradas podem ser configuradas tanto para aplicações AC como DC.

Além disso, diferentemente das aplicações típicas desse tipo a família pode ser alimentada por fontes simples de 3 ou 5 V, eliminando assim a necessidade de uma fonte separada de 5 V. Os dispositivos possuem ainda saída rail-to-rail, de modo que os projetistas podem usar alimentação de 3,3 V sem problemas. A capacidade de cada canal de excitar duas linhas de vídeo ou uma carga de 75 Ω possibilita o máximo de flexibilidade do dispositivo como driver de linha.

Cada dispositivo atende aos requisitos dos padrões atuais de vídeo. Os amplificadores incorporam deslocamento de nível de saída que permite obter uma faixa dinâmica plena na saída com 0 V de entrada.

O TSH7314 e TSH7315 são opções boas para SDTV e suportam CVBS, S-Video, Y'uV' e Y'P'bP'r 480i/576i. O TSH7314 tem um ganho típico de saída de 6 db enquanto que o TSH7315 tem um ganho fixo de 14,3 dB que o habilita a funcionar bem com os processadores DaVinci e OMAP.

 

Datasheet do TSH7314

Datasheet do TSH7315

Datasheet do TSH7316