A Allegro MicroSystems (www.allegromicro.com) lançou em 2007 um novo circuito integrado, o A3904 que consiste num controle de motor tipo voice coil (bobina de voz) de baixa tensão para aplicações como auto-foco e zoom de câmeras digitais.

O circuito que possui uma interface serial I2C opera na faixa de 2,4 a 5,5 V e fornece uma corrente máxima de 127 mA com proteção contra curto-circuito na saída e travamento em caso de subtensão, além de proteção térmica.

A corrente de saída é programada via uma interface I2C em incrementos de 500 uA com taxas de clock de 400 kHz. A entrada I2C atua sobre o DAC interno que controla a tensão de saída usada como referência para o controle de corrente linear do dispositivo.

O controle é feito por uma saída para MOSFET no modo de drenagem de corrente. A entrada SLEEPZ coloca o dispositivo no modo de baixo consumo, com uma corrente menor do que 0,5 uA.

Mais informações, incluindo o datasheet desse componente podem ser obtidos no site da Allegro.

O A3904 é fornecido em três tipos de invólucros, DFN, thin profile e tab exposto para maior dissipação de calor. Na figura 1 temos o diagrama de blocos desse dispositivo.

 


 

 

Outros destaques:

* DAC de 8 bits

* Baixa corrente no modo sleep

* Baixa tensão na interface serial I2C

* Resolução de 500 uA

 

Datasheet do A3904