A Maxim (www.maxim-ic.com) está apresentando (2007) o novo circuito integrado MAX2112, um sintonizador de baixa potência para 3,3 V recomendado para aplicações em DVB-S2 que elimina a necessidade do LNA externo.

O novo componente tem uma FI zero, com conversão direta para TV Satélite, consistindo numa solução total que reduz custo e tamanho.

A figura de ruído muito baixa, de 8,0 dB e uma faixa dinâmica ampla elimina a necessidade de um LNA externo, o que também significa economia de tamanho e custos.

Trata-se, portanto de componente ideal para a próxima geração de televisores digitais via satélite (DVB-S2) e set-top boxes.

O MAX2112 recebe sinais QPSK e 8PSK na faixa de 925 a 2175 MHz e o converte para a banda-base para demodulação. Para reduzir o tamanho da solução e também o custo, ele tem uma figura de ruído de 8,0 dB e uma faixa dinâmica ampla, de -75 dB a 0 dB eliminando assim a necessidade do LNA externo.

Além disso, ele possui uma função autotuner VCO que simplifica o firmware para um uso mais fácil. OMAX2112 opera com uma tensão de alimentação de 3,3 V e consome apenas 300 mW.

O cristal usado é de 27 MHz e o invólucro é de28 pinos TQFN medindo5 x 5 mm, sendo o componente disponível tanto na faixa comercial de temperaturas (0o C a 70º C) como na faixa industrial (-40º C a +85º C). Na figura 1 temos um diagrama típico de aplicação desse componente.

 


 

 

 

Outros destaques desse componente:

* VCO Monolítico com baixo ruído de fase: -97 dBc/Hz em 10kHz

* Fonte de alimentação simples

* Filtros integrados de faixa variável de 4 mHz a 40 MHz

* Modo standby de baixo consumo

* Interface diferencial I2C

* Interface diferencial I/Q

 

Datasheet do MAX2112