REF01/02 são duas referência de tensão da Maxim (www.maxim-ic.com) com padrões industriais de precisão. Esses componentes são indicados para aplicações em conversores analógicos para digitais, digital para analógico, voltímetros digitais, reguladores de tensão e detectores de limiar.

A REF01 tem uma saída estável de 10 V e pode ser ajustada em 6% para menor efeito da temperatura e opera com uma fonte de alimentação simples na faixa de 13 v a 33 V, enquanto a REF02 é de 5 V e pode operar com uma faixa de alimentação de 7 V a 33 v.

Os dois dispositivos possuem uma corrente de operação muito baixa, drenando apenas 1 mA. O REF02 também possui um pino TEMP no qual a tensão varia linearmente com a temperatura o que o torna apto a operar como sensor numa ampla gama de aplicações.

Na figura 1 temos o circuito típico de aplicação desses componentes, com a saída ajustável.

 


 

 

 

Na figura 2 temos um gráfico em que mostramos a variação da tensão na saída em função da temperatura para essa função.

 


 

 

Na figura 3 temos uma primeira aplicação prática que consiste numa referência de temperatura.

 


 

 

Na figura 4 temos uma referência simétrica (+/- 10 V) que utiliza um amplificador operacional.

 


 

 

Outro circuito de aplicação é sugerido no datasheet dos componentes da Maxim, é mostrado na figura 5. Esse circuito consiste numa fonte de corrente constante, com a fórmula que permite calcula sua intensidade em função do resistor.

 


 

 

 

Finalmente, temos na figura 6 a aplicação do circuito integrado como um sensor remoto de temperatura. Nesse circuito, o cabo de conexão entre o componente amplificador e o sensor pode ter um comprimento máximo de 3,3 metros (10 pés aproximadamente), e deve ser blindado.

A alimentação deve ser feita com fonte simétrica.