A NXP (www.nxp.com), fundada pela Philips, possui a sua ampla linha de componentes, uma série de sensores magneto-resistivos para sensoriamento de ângulo. Esses componentes encontram aplicações principalmente na indústria automotiva como em controle de válvulas, posicionamento de pedais e de limpadores de pára-brisas, suspensão ativa, ajuste de faróis, direção eletrônica e posicionamento de assentos. 

A grande vantagem no uso desses sensores está na não existência de contactos e a medida é precisa, independentemente de problemas de temperatura.

Na figura 1 temos os diagramas de blocos de duas séries de sensores da NXP usados para esse tipo de aplicação, a série KMZ4x e a série UZZ900x.

 

Figura 1
Figura 1

 

Temos ainda os sensores KMA199 e KMA 200 que são fornecidos em invólucros conforme o mostrado na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

O diagrama de blocos desse componente é mostrado na figura 3. Para os demais componentes da série, que têm funções diferentes, pode-se obter os dados no site da NXP.

 


 

 

Os sensores magneto-resistivo usam os campos magnéticos para obter medidas da posição de uma peça. Esses sensores trabalham com a orientação do campo e não com sua intensidade o que os torna bastante confiáveis na medida, pois não são afetados pelo enfraquecimento do imã ou outros fatores que possam afetar a intensidade do campo, conforme mostra a figura 4.

 


 

 

O não uso de qualquer tipo de contacto físico torna esse tipo de sensor ideal para aplicações em ambientes rudes, como o ambiente automotivo, o que resulta em confiabilidade e segurança.

Os sensores KMZ41 dessa série, por exemplo, podem operar com uma tensão máxima de 9 V, medem ângulos até 180º e têm saídas com seno e cosseno. Para o UZZ9000 a tensão de alimentação é de 5 V com faixa de ângulos até 180º em passos de 10º . Mais informações sobre esses sensores podem ser obtidas nos datasheets disponíveis no site da NXP.

 


 

 

http://www.philips.com.br