Para auxiliar os engenheiros a implementar interfaces de controles sensíveis ao toque facilmente, com mínimo de impacto em custo e tamanho de memória, a ST Microelectronics, anunciou (em 2009) a disponibilidade de sua biblioteca capacitiva de software de sensoriamento de toque de código aberto para sua plataforma STM8 MCU de 8 bits. Os controles de toque aprimoram tanto o visual quanto o contato dos produtos finais como tocadores de MP3, televisões, eletrodomésticos ou impressoras, comparados com as chaves mecânicas ou teclados de membrana. A utilização de controles de toque também reduz o custo da lista de materiais e aumenta a confiabilidade, pois eles não têm partes/peças móveis. Entre os controles típicos estão: botões simples ou múltiplos, controles deslizantes, ou sensores de toque rotativos/giratórios, e com decalques coloridos ou gráficos estampados (screen-printed), que podem ser aplicados para mostrar suas posições no painel de controle.

 

A biblioteca de software para sensoriamento de toque da ST transforma qualquer STM8 MCU de 8 bits em um controlador capacitivo de toque. Os projetistas podem combinar funções de sensoriamento de toque por meio de múltiplas configurações como touch keys (teclas de toque), rodas (discos) ou controles deslizantes e ao mesmo tempo preservar os recursos tradicionais do STM8 MCU para o firmware das aplicações, incluindo comunicação, controle de LED, bipe, e controle LCD. O software é fornecido como código fonte C livre de royalties e oferece flexibilidade máxima para que os engenheiros configurem, adaptem ou acomodem a biblioteca de acordo com as necessidades da aplicação.

O toque humano é detectado por meio do monitoramento do ciclo de tempo de carga e descarga de uma rede RC formada por um único resistor e a capacitância de toque do eletrodo. A lista de material é pequena, pois é preciso apenas um resistor por canal de toque. Dependendo da variante do STM8 que for usada, até 24 touch pads individuais podem ser suportados. A biblioteca de sensoriamento de toque usa apenas uma pequena parcela da memória do chip e da capacidade de processamento, e permite que os projetistas combinem outras tarefas da aplicação em um único dispositivo. Para otimizar o consumo de energia, o software também aproveita as vantagens dos modos de baixo consumo do STM8.

A biblioteca de sensoriamento de toque engloba recursos avançados para auxiliar os engenheiros a superar os desafios das teclas ao implementarem controles de toque como configurar uma combinação de sensores, ajustar o sistema de sensoriamento e garantir uma operação robusta por todo o ciclo de vida do produto. Entre esses recursos estão ferramentas para ajudar na definição de teclas, controles deslizantes ou sensores giratórios e para otimizar a sensibilidade de toque por meio de ajustes de parâmetros como o limite de detecção de toque e a resolução dos controles deslizantes ou giratórios.

Há também recursos inovadores programáveis para otimizar a precisão da medição e fazer com que a aplicação final seja imune a ruídos. Com um software de calibração automática embarcado é possivel salvar o ajuste final durante a fabricação e permite que o produto chegue ao mercado mais rapidamente. Para maximizar a confiabilidade de longo prazo, a biblioteca contém um Environmental Change System (ECS - Sistema de Mudanças Ambientais). O ECS compensa as flutuações naturais da voltagem operacional e capacitância, assim como os efeitos ambientais, como temperatura e umidade.

Além do código fonte para a biblioteca de software para sensoriamento de toque, a documentação de suporte completa inclui a descrição da API, um manual de usuário para a biblioteca de software, notas de aplicação, e recomendações para o layout da placa. Também estão incluídos exemplos de códigos para o STM8. Para o segundo trimestre de 2009, a ST pretende lançar uma placa de avaliação do sensoriamento de toque para aprimorar ainda mais esta solução.