O que descrevemos é um circuito amplificador de potência para transmissão de dados sem fio usando o ALM-42316 da Avago Technologies (www.avago.com), operando na faixa de 3,3 GHz a 3,8 GHz.(2008)

Utilizando uma tecnologia patenteada de GaAs E-pHEMT, pode-se obter uma saída linear de potência, mesmo operando com baixa tensão de alimentação e baixa corrente.

O circuito consiste num amplificador de 3 etapas com um detector on-chip na saída de RF. O dispositivo conta ainda com shutdown e ganho comutável para reduzir a complexidade dos circuitos externos. Dessa forma o circuito pode ser comutado externamente da função com ganho para uma função by-pass.

O circuito opera com alimentação de 3,3 V proporcionando com sinal 64 QAM uma potência de +23 dBm com 2,5% de EVM. Em 3,5 GHz o ganho típico é de 30 dB, com uma saída de +29 dBm. No modo by-pass o ganho é atenuado de aproximadamente 1 dB.

Na figura 1 temos a curva de ganho na faixa de operação proposta para o circuito.

  


 

 

 O circuito de aplicação sugerido pela Avago é mostrado na figura 2.

  


 

 

 

Os capacitores de entrada e saída de 3,9 pF devem ter pequena reatância na freqüência de operação. C3, C4 e C8 são de 0,1 µF do tipo bypass. C5 e c7 são de 100 pF também bypass e C6 de 2,2 µF. Uma placa de circuito impresso para a montagem deste amplificador é sugerida na figura 3.

 


 

 

 

Informações mais detalhadas sobre a montagem deste circuito podem ser obtidas no application Note 5381 da Avago.