Uma nova solução de conectividade está sendo apresentada pela Freescale (2007). Trata-se de uma linha de componentes para a USB 2.0, consistindo numa família de semicondutores que empregam a tecnologia Ultra Wideband (UWB) da Freescale (www.fresscale.com).

 O UWB mais o software possibilitam uma solução que pode ser integrado em produtos de consumo a partir da Belkin Corporation e da Gefen Inc.

 Usando essa solução, uma série de produtos de consumo vão poder transmitir e receber correntes de dados sem a necessidade de fio. Som e imagem poderão ser trocados entre equipamentos que possuam USB tais como laptops, câmeras digitais, impressoras, telefones celulares, etc.

 De acordo com uma pesquisa recente, mais de 700 milhões de equipamentos possuem portas USB e a quantidade deve aumentar para 2,1 bilhões de equipamentos por volta de 2009.

 A maioria dos equipamentos eletrônicos de consumo são hoje equipados com portas USB, que permitem fazer conexão a computadores e uns aos outros. Nesse grupo de equipamentos incluímos as câmeras digitais, telefones celulares, MP3 players e muito mais.

 Com a possibilidade desses equipamentos se comunicarem sem fio, temos um considerável aumento no grau de conforto que eles proporcionam em termos de uso.

 Como a USB sem fio utiliza as especificações da USB 2.0 não há necessidade dos usuários atualizarem ou trocarem seus equipamentos, instalar novos softwares ou novos drivers. Com isso, nos equipamentos do futuro, os cabos vão desaparecer por completo.