O circuito integrado LM5006 da National Semiconductor (www.national.com), consiste num regulador para fontes chaveadas do tipo step-down, ou seja, redutor de tensão, capaz de aceitar entradas de 100 V e fornecendo saídas de 2,5 a 85 V. (2008)

A corrente máxima de saída é de 150 mA e a freqüência de chaveamento é de 600 kHz. Dentre os usos indicados pelo fabricante temos:

* Aplicações com a eliminação de dissipadores se reguladores lineares fossem usados

* Sistemas de 12, 24, 36 e 48 V

* Uso automotivo de 42 V

* Carregadores de bateria não isolados da rede de energia

* Fontes de corrente para LEds

 

O dispositivo contém uma chave de potência de canal N combinada com um regulador de partida. O invólucro usado pode ser o MSOP de 6 pinos ou o LLP-8.

Na figura 1 temos o diagrama típico de aplicação, observando-se a entrada de shutdown que permite seu controle externo a partir de microcontroladores. Também destaca-se a proteção inteligente contra sobrecorrente e o shutdown térmico.

 

LM5009
LM5009

 

Na figura 2 temos a curva de desempenho do LM5009 para diversas tensões de entrada. Nessa curva temos a eficiência para as tensões de 12 v a 90 V, para diversas correntes de carga.

 


 

 

Informações completas sobre esse componente, inclusive com a disponibilidade de uma placa de desenvolvimento, podem ser obtidas no site da National Semiconductor.

 

Datasheet do LM5009