Fonte tripla para LCD (COM285)

O circuito apresentado (2007) consiste num inversor DC-DC que permite alimentar mostradores LCD a partir de uma fonte de 3,3 V fornecendo tensões de saída de 15 V positivos, 7,5 V negativos e mais 8,75 V sob corrente de 50 mA.

A base do projeto é o circuito integrado A8483 da Allegro Microeletronics (www.allegromicro.com) que funciona como um conversor boost. Esse circuito fornece a tensão de polarização para LCDs do tipo TFT que precisam de tensões altas positivas e também de uma polarização negativa.

Na figura 1 temos o diagrama de funções do circuito integrados usado.

 


 

 

 Na figura 2 temos o circuito completo da aplicação.

  


 

 

 Para esses mostradores, a tensão positiva fica na faixa de 8 a 12 V enquanto que a negativa fica na faixa de -5 V a -10 V, enquanto que a tensão de gate precisa estar entre 12 e 18 V positivos.

O circuito apresentado fornece essas três tensões, possibilitando assim a alimentação direta dos mostradores com apenas um componente ativo.

A freqüência de comutação do circuito é de 1,2 MHz e apenas um indutor é necessário para se obter as três tensões de saída. Os diodos usados na retificação são do tipo Schottky para se obter maior rendimento, já que esse tipo de aplicação normalmente é indicada para equipamentos portáteis onde componentes e energia consumida são fatores importantes no projeto.

Na operação o A8483 usa suas chaves comutadoras internas como bombas de carga de modo a obter tensões positivas e negativas. A regulagem das tensões de saída das saídas de polarização é feita através de diodos zener comuns. Esses diodos, entretanto, dependendo da aplicação podem ser omitidos.

 

Datasheet do A8483

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Sofrer
As grandes almas sofrem em silêncio. (Grosse Seelen dulden still.)
Schiller (1739 - 1805) - Dom Carlos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)