A Freescale Semiconductor (www.freescale.com) acaba de lançar (2009) o circuito integrado MC44S803, um sintonizador CMOS de banda larga para a faixa de freqüências de 48 MHz a 1 GHz. O novo componente possui características de baixo consumo, alta performance, sendo alimentado com uma tensão de 3,3 V.

Trata-se de um componente ideal para o desenvolvimento de produtos como sintonizadores para TV digital e analógica, Recebendo sinais na faixa indicada de freqüências, ele as converte para sinais de 30 MHz a 60 MHz de freqüência intermediária.

O novo componente que consta de um único chip, utiliza uma arquitetura de dupla conversão que elimina a necessidade de filtros de tracking e bobinas que precisam de ajustes. Duas saídas de FI são fornecida para alimentar sistemas com demoduladores múltiplos, por exemplo, um digital e outro analógico.

O MC44S803 foi projetado para suportar padrões como Data Over Cable Service Interface Specification (DOSSIS), especificações ATSC para SVSB 64 e 256 QAM assim como especificações NorDig unified 1.0.3 para COFDFM sobre para DVB-T. Na figura 1 temos o diagrama de blocos do componente.

 

Destaques

* Consumo: 746 mW - tipico

* Operação com 3,3 V

* Modo programável power-down

* Capacidade de comutar entre tensões duas tensões analógicas de controle para LNA

* Dois sintetizadores de freqüências completos integrados

* Figura de ruído típica de 7,0 dB

* Circuitos de auto-diagnóstico internos

 

 

Figura 1 - Diagrama de blocos do MC44S803
Figura 1 - Diagrama de blocos do MC44S803

 

 

Mais informações podem ser obtidas no datasheet do componente no site da Freescale.

 

Datasheet do MC44S803

??