O circuito integrado LP38856-x-x da National Semiconductor (www.national.com) é um regulador de tensão de baixa queda de tensão (Low Drop-Out) de alta precisão, dotado de uma entrada de habilitação (2008).

O circuito pode ser obtido com tensões padronizadas de saída de 0,8 e 1,2 V com a capacidade de manter essas tensões de saída, mesmo com tensões muito baixas de entrada.

O dispositivo é fabricado em processo CMOS, operando com duas entradas de tensão. A entrada Vbias proporciona alimentação para a polarização interna e circuitos de controle, assim como drive para a porta do transistor de potência NMOS. Vin é a tensão de entrada principal.

O dispositivo exige uma corrente mínima de operação e apresenta uma queda de tensão de apenas 240 mV com uma corrente de carga de 3 A.

A correte no pino de terra é de apenas 14 mA para uma saída de 3 A. A corrente no modo shutdown é de apenas 1 uA, quando o pino EM está no nível baixo.

A precisão para a tensão de saída é de +/- 1% a 25º C e +/- 2% a 0o C.

Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante temos as fontes de alimentação ASIC em Desktops, notebooks, placas gráficas, servidores, jogos, set top boxes, e copiadoras. Outras aplicações incluem fontes para DSPs e FPGAs. Na figura 1 temos um diagrama tipico de aplicação.

Na figura 2 temos a curva de performance desse novo componente da National Semiconductor.

 

Figura 1
Figura 1

 

Figura 2
Figura 2

 

Datasheet do LP38856