Para aplicações em TVs, som doméstico, distribuição de som, caixas amplificadas, as soluções analógicas Classe AB ainda são bastante interessantes pelo seu baixo custo, número pequeno de componentes e elementos não críticos no projeto. A National Semiconductor (www.national.com) possui em sua linha de componentes a série Overture de Amplificadores de Potência que oferece ao projetista uma boa gama de soluções desse tipo. Neste artigo descrevemos o LM4701 Overture, um amplificador de 30 W dessa série.(2008)

O circuito integrado LM4701 da série Overture da National Semiconductor consiste num amplificador de 30 W com recursos de mute e Standby, utilizando um mínimo de componentes externos. Este amplificador conta ainda com a proteção SpiKe que proporciona recursos das últimas gerações de amplificadores de áudio desse tipo, o que garante uma operação segura em diversas condições adversas.

Essas condições incluem curtos na saída, deriva térmica, sobre e subtensão, etc. A taxa de distorção harmônica mais ruído (THD+N) na faixa de 20 Hz a 20 kHz para uma saída contínua de 30 W em 8 Ω é de 0,08%, e a corrente no modo standby de apenas 2,1 ma (tip)

O LM4701 é fornecido em invólucro SIL de 9 pinos com a pinagem mostrada na figura 1.

 

 LM4701
LM4701

 

O LM4701 pode ser alimentado com tensões na faixa de 20 V a 66 V e admite configurações tanto com fonte simétrica como com fonte não simétrica.

Um circuito típico de aplicação para uma versão monofônica com alimentação simétrica é mostrado na figura 2. Com uma alimentação simétrica de 28 + 28 V e carga de 8 Ω, este circuito fornece uma potência típica de saída de 30 W. a corrente quiescente típica é de 25 mA e de apenas 2,0 mA no modo standby. O modo mute tem o mesmo consumo é obtido a partir de um pino de controle para entrada de lógica externa.

Os componentes marcados com (*) no diagrama são opcionais, dependendo apenas do projeto.

 

Diagrama do LM4701
Diagrama do LM4701

 

Para se obter maior potência, podemos usar dois amplificadores deste tipo na configuração em ponte ou BTL. Nela, temos a vantagem de multiplicar por 4 a potência, já que dobra o pico de tensão na carga (alto-falante).

Como a potência é proporcional ao quadrado da tensão, temos uma potência quatro vezes maior. Isso significa que dois amplificadores de 30 W podem fornecer uma saída de 120 W. na figura 3 temos a configuração BTL para este amplificador, usando uma fonte de alimentação simétrica.

 


 

 

 

Os componentes marcados com (*) também são opcionais para este projeto dependendo apenas de condições específicas de montagem.

Para uma aplicação com fonte não simétrica (fonte simples) temos o circuito mostrado na figura 5. Neste circuito também temos os componentes assinalados como opcionais e o transistor usado é um NPN de uso geral. Pode ser utilizado o BC548 ou equivalentes nesta aplicação. Observe que temos nesse diagrama a inclusão do potenciômetro de volume.

 


 

 

Uma curva interessante para projetos é que mostra a potência de saída em função da impedância da carga, mostrada na figura 6.

 


 

 

Informações adicionais para projeto, como as que possibilitam o cálculo das dimensões do dissipador de calor podem ser obtidas no datasheet deste componente, disponibilizado no site da National Semiconductor em formato PDF.

 

Datasheet do LM4701