Este circuito integrado não é muito conhecido de nossos leitores. Na verdade, não se trata de um circuito integrado no sentido que conhecemos, pois ele consiste num "array" de transistores, ou seja, num conjunto de transistores casados que podem ser usados separadamente. A grande vantagem no seu uso está no fato de todos estarem num invólucro único e terem características semelhantes. Veja neste artigo como usar o CA3081.(1995)

Existe muitas aplicações em que precisamos de diversos transistores iguais que serão usados lado a lado e que devem ter as mesmas características.

Podemos dar como exemplo a excitação de displays de 7 segmentos com maior potência, o acionamento de conjuntos de relés ou mesmo o acendimento de pequenas lâmpadas num painel ou num circuito sequencial.

O uso de transistores discretos é possível mas temo inconveniente do espaço ocupado e das diferenças de características que normalmente ocorrem de unidade para unidade.

Que bom seria dispor do conjunto de transistores num invólucro único que pudesse ser usado com mais facilidade. Isso existe realmente e o CA3081 é um exemplo disso.

Apresentado em invólucro DIL de 16 pinos, este circuito integrado contém 7 transistores NPN de uso geral com ligação comum de emissor (para serem usados na configuração de emissor comum).

Na figura 1 temos a disposição dos terminais deste componente.

 

O CA3081 contém 7 transistores de uso geral NPN com emissores em comum.
O CA3081 contém 7 transistores de uso geral NPN com emissores em comum.

 

As características principais dos transistores encontrados neste componente são as seguintes:

 

Características:

Tensão máxima entre coletor e emissor (VCEO) = 16 V

Tensão máxima entre coletor e base (VCBO) = 20 V

Tensão máxima entre emissor e base (VEBO) = 5 V

Corrente máxima de coletor: 100 mA

Dissipação máxima por transistor: 500 mW

Ganho típico de cada transistor: 70

 

Na figura 2 temos um exemplo de utilização deste circuito integrado na excitação de relés a partir de saídas CMOS.

 

Excitação a partir de lógica CMOS.
Excitação a partir de lógica CMOS.

 

Para excitação de pequenas lâmpadas indicadoras ou de um display de filamentos temos a configuração mostrada na figura 3.

 

Excitação de lâmpada ou LED.
Excitação de lâmpada ou LED.