No meio do ano passado (2007) a Freescale (www.freeescale.com) introduziu no mercado os microcontroladores Flexis MC9S08QE128 e MCF51QE128 visando aplicações cuja característica principal é o baixo consumo de energia.

No entanto, essa família QE128 de micricontroladores flexis também visa a possibilidade dos desenvolvedores migrar entre projetos de low-end e alta performance para soluções simples, de alta velocidade, custo conveniente e baixíssimo consumo de energia.

A série Flexis de micricontroladores fornece um ponto de conexão de 8 bits paea 32 bits no Continuum de controladores da Freescale. O "Continuum Controller roadmap" proporciona uma compatibilidade na largura de um degrau para uma fácil migração aumentando ou diminuindo a performance.

Compatibilidade de passo significa que os desenvolvedores podem passar de um dispositivo para o seguinte, dentro do continuum. Os desenvolvedores podem escolher entrar no continuum com um controlador da família RS08, os mais sofisticados ou o top de linha ColdFire de microcontroladores embutidos.

Em cada passo existem membros da família que compartilham invólucros, periféricos, ou pinagem com o passo seguinte para cima ou para baixo do Continuum de controladores. O ponto de conexão de compatibilidade de 8 para 32 bits no centro do Continuum é a família Flexis de microcontroladores, conforme mostra a figura 1.

 

 


 

 

Fornecendo uma trajetória clara para migração, os microcontroladores Flexis QE128 abrem uma ampla gama de possibilidades para produtos de consumo e aplicações industriais como:

* Automação industrial

* Instrumentação médica e monitoramento

* Sistemas de segurança e contra fogo

* Aplicações de consumo e medida

* HVAC e controle predial

* Equipamentos para pontos de venda

As arquiteturas compatíveis e ferramentas tornam simples uma expansão para mercados embutidos sem a necessidade de se investir pesadamente na elaboração de novos softwares e conversão para nova arquitetura.

Ultra-Baixo Consumo

Os microcontroladores Flexis MC908QE128 oferecem os melhores recursos de ultra-baixo consumo ajudando a minimizar custos operacionais e aumentando a autonomia das baterias.

O MC9S08QE128 e o MCF51QE128 podem operar com um oscilador externo de 32 kHz que consome menos de 1 uA de corrente. O regulador interno do Flexis possibilidade um wake-up rápido a partir dos modos stop com um tempo típico de 6 microssegundos.

Os modos stop dos dispositivos Flexis MC9S08QE128 são de consumo extremamente baixo, com uma corrente de apenas 370 nA no modo de menor consumo. O clock gating também pode ser usado para desabilitar os clocks do módulos não usados possibilitando uma redução adicional no modo run de até 33%.

 

Fáceis de Usar

A ferramenta Code Warrior Development Studio for Microcontrollers 6.0 proporciona um conjunto de recursos e utilidades que ajudam os desenvolvedores a criar produtos da qualidade mais alta e chegar ao mercado mais rapidamente. Por exemplo, o Processor Expert, uma ferramenta de desenvolvimento rápido incluída no conjunto CodeWarrior ajuda na simplificação do processo de migração entre os microcontroladores da Freescale.

Para maior facilidade no projeto da placa,a Freescale oferece a placa de avaliação completa EVBQE128 e a placa de demonstração de baixo custo DEMOQE128, e um extenso arquivo com projetos de referência e application notes. Laboratórios virtuais e webcasts também estão disponíveis para ajudar os desenvolvedores a aprender como projetar com os dispositivos Flexis MC9S08QE128.

Características do MC9S08QE128

* Primeiro microcontrolador de 8 bits S08 com até 128 kB de memória flash

* Freqüência de operação de 50 MHz S08 ou ColdFire VI

* MCF51QE128 - primeiro microcontrolador ColdFire de 32 bits e mais eficiente em consumo da indústria para 32 bits

* Até 8k bytes de memória RAM

* Até 128 k bytes de memória flash

* Freqüência de barramento de 25 MHz

* Dois comparadores analógicos

* Conversores ADC de 24 canais, 12 bits

* Um módulo timer PWM de 6 anais e dois de três canais

* Até 70 I/O (GPIO) de uso geral

* Fonte interna de clock (ICS)

* 2x SCI, 2xI2C, 2xSPI

* Clock em tempo real (RTC)

* Oscilador externo de baixa potência em 32 kHz

* Faixa de tensões de operação de 1,8 V a 3,6 V

* Invólucros 80LQFP e 64LQFP

 

Datasheet do MC9S08QE128